TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Industrial Prevenção Estratégica à Entrada

Por:   •  28/3/2022  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Industrial

Prevenção Estratégica à entrada

Ao acentuar a importância das estratégias empresariais na detenção da entrada e nos processos competitivos posteriores, o capítulo advoga a inversão da lógica que vai da determinação da estrutura para a conduta, mostrando que também a conduta irá determinar a estrutura do mercado. Isto pode ser corroborado com importante evidência empírica

Outro elemento a ser enfatizado é a importância do comprometimento estratégico para dar credibilidade às ações das empresas.

Os elementos funcionais ressaltados por Chandler são justamente aqueles em que os custos irrecuperáveis têm importância. Deve-se, no entanto, ressaltar que os elementos estratégicos no sentido de Chandler não são tratados neste capítulo. Esta conclusão aponta que a maior parte dos elementos de competição aqui considerada se baseia em hipóteses iniciais de assimetria entre os agentes. A partir do momento em que se assume o pioneirismo de uma empresa, ela age para realizar investimentos irreversíveis que dão credibilidade a ameaças de comportamento. Essa ênfase é voltada para situações anteriores ao pioneirismo, que determinam o movimento mais rápido em direção a mercados em crescimento. Neste caso, a análise deste capítulo é limitada, e o recurso à história e a outras teorias em que elementos de racionalidade não substantiva estão presentes parece ser importante. A Parte V deste livro tratará deste assunto.

A existência de barreiras à entrada pode ser eficaz na explicação de redução do ritmo de entrada, mas não consegue explicar a prática de preço-limite na presença de entrada potencial em grande escala.

Originalmente, a explicação para o uso de preço-limite se baseava no uso do postulado de Sylos que propõe que empresas entrantes adotarão a hipótese de que as empresas estabelecidas manterão suas quantidades de produção mesmo após a entrada.

A ameaça de manutenção das quantidades, proposta no postulado de Sylos, é pouco crível, dadas as curvas de reação presentes no período após a entrada.

Custos irrecuperáveis são investimentos realizados que têm custo de oportunidade igual a zero, ou seja, são decisões de despesa que não têm retorno.

A presença de custos irrecuperáveis permite dar a ameaças realizadas no período inicial credibilidade de sua concretização no período pós-entrada.

O uso de custos irrecuperáveis pode ter funções distintas em situações de prevenção ou de acomodação da entrada.

Assimetria informacional é outra maneira de se explicar a adoção de preço- limite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com