TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia Economistas

Por:   •  31/5/2019  •  Bibliografia  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

Adam Smith

      Adam Smith foi um economista e, além disso, foi um filosofo social do iluminismo Escocês, ele não só foi como ainda é considerado o pai da economia moderna. Nascido em 16 de julho de 1723 na pequena cidade portuária de Kirkcaldy, Escócia. E foi a óbito no dia 17 de julho de 1790 aos seus 67 anos de idade, em Edimburgo na Escócia no reino da Grã-Bretanha.

      No ramo da economia Adam Smith é considerado um dos pais da economia moderna e também um dos mais importantes para a economia politica.

      Em 1737, com 14 anos de idade, Adam Smith deu inicio no curso de Filosofia na Universidade de Glasgow. Ele se graduou em 1740, o ano que ele ganhou uma bolsa de estudos para estudar no “Balliol College”, da Universidade de Oxford.

      Em 1759, Adam Smith publica “Teoria dos sentimentos morais”. Nessa obra, ele analisa criticamente a moral do seu tempo e da natureza humana, buscando entender suas motivações para atuar na sociedade.

As obras mais conhecidas:

Teoria dos Sentimentos Morais (1759)                                                                            

Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações (1776)

Ensaio sobre Temas Filosóficos (1795).

Curiosidades: Adam Smith, com cerca de quatro anos de idade, foi raptado por ciganos, e felizmente, resgatado.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/adam-smith/

Karl Marx

      Karl Marx foi um filósofo, economista liberal, revolucionário alemão e, além disso, foi um dos fundadores do socialismo científico. Nascido no dia 05 de maio de 1818 na cidade Treveris, na Alemanha. E foi a óbito no dia 14 de março de 1883 aos seus 64 anos de idade, em, Londres, Reino Unido.

      Karl Marx começou primeiro na Universidade de Bonn e com o passar do tempo, transferiu-se para a Universidade de Berlim com o intuito de estudar Direito. Ele iria abandonar o curso para se dedicar ao estudo da Filosofia na mesma instituição.

       Em 1842, Marx já trabalhando no jornal "Gazeta Renana" conhece Friedrich Engels, um empresário industrial e teórico revolucionário alemão com o qual iria escrever e editar vários livros. Mais tarde, a gazeta é fechada e Marx vai para Paris.

      Ao passar dos anos as coisas não seriam tão fáceis, porque Marx liderou publicações que criticavam duramente o governo alemão. E por um pedido do governo Alemão ele foi expulso da França e da Bélgica.

     Marx não só evidencia o método aplicado ao entendimento do movimento dos fenômenos econômicos, como explicita porque é este o método que entende e revela de maneira cientificamente exata suas determinações. Marx inicia a exposição sobre o método da seguinte maneira: - Quando estudamos um dado país do ponto de vista da Economia Política, começamos por sua população, divisão de classes, sua repartição entre cidade e campo, na orla marítima; os diferentes ramos de produção, a exportação e a importação, a produção e o consumo anuais, os preços das mercadorias, e etc.

As obras mais conhecidas:

1844 Manuscritos Econômico-Filosóficos. (Publicado em 1932)
1845 Teses sobre Feuerbach.
1847 Trabalho Assalariado e Capital.
1847 A Miséria da Filosofia
1848 fala sobre o livre comércio
1849 A burguesia e os (segundo item) contador. Publicado na Neue Rheinische Zeitung
1849 Trabalho Assalariado e Capital.
1850 Lutas de Classes na França de 1848 a 1850.
1853 A regra britânico na Índia.
1853 resultados futuros do domínio britânico na Índia.
1854 A Espanha revolucionária.
1859 Contribuições à Crítica da Economia Política.
1864 Manifesto inaugural Associação Internacional dos Trabalhadores.
1865 Salários, Preço e Lucro.
1867 Capital.

Entre todas essas obras a mais importante de karl Marx é a obra “capital” porque ele aborda a sociedade de modo geral

Curiosidades:   Sua mãe pertencia à família Phillips

Poeta lírico

Grande apreciador do álcool

Fonte: https://www.todamateria.com.br/karl-marx/

John Maynard Keynes

      John Maynard Keynes foi um economista inglês, um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX e, além disso, é  considerado por muitos o precursor da economia moderna "a macroeconomia". Nascido no dia 5 de junho de 1883 na cidade de Cambridge na Inglaterra. E veio a óbito no dia 21 de abril de 1946 aos seus 62 anos de idade em Tilton, Eats Sussex, Inglaterra.

      John Maynard Keynes, após sair de Cambridge, foi convocado para trabalhar no Tesouro Britânico, com o objetivo de preparar a delegação do país que seria enviada para negociar no Tratado de Versalhes depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.  

      Em 1936,  John Maynard Keynes lançou sua obra mais decisiva que foi a “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, que foi a obra que deu uma resposta definitiva à gravíssima depressão econômica desencadeada em todo o mundo a partir da grande depressão da Bolsa de Nova Iorque em 1929.

      O objetivo foi alcançado por Keynes que ganhou um novo nome barão, em 1942, ingressando na Câmara dos Lordes. Ao passar dos anos virou uma influência direta sobre a política econômica de seu país como diretor do Banco da Inglaterra, e também virou assessor do ministro do Tesouro. Em 1944 presidiu a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods, o que contribuiu para dar formato ao Fundo Monetário Internacional.

     As obras mais conhecidas:

    Teoria de uma economia monetária

     Curiosidades  Keynes registrava e catalogava sua atividade sexual de forma tão obsessiva quanto um colecionador de selos. Ele fez relatos detalhados de encontros, com nomes ou iniciais de seus parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com