TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia do Economista Keynes

Por:   •  4/11/2018  •  Bibliografia  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

John Maynard Keynes foi o economista britânico mais influente do século XX, cujas idéias mudaram fundamentalmente a prática da macroeconomia e as políticas econômicas do mundo, assim, é considerado o fundador da macroeconomia. Ele introduziu princípios keynesianos no mundo que criaram uma revolução no pensamento econômico com sua abordagem não convencional e defenderam a intervenção do governo para acabar com a Grande Depressão. Ele desafiou a economia neoclássica e trouxe à tona a importância da intervenção estatal para moderar a atividade econômica do país. Até hoje, ele é lembrado como um dos economistas mais influentes do mundo de todos os tempos.

O economista nasceu em 5 de junho de 1883 em Cambridge, é filho do economista John Neville Keynes e da reformadora social Florence Ada Keynes. Ele entrou na Escola Preparatória de St Faith em 1892. Por ser considerado academicamente brilhante, ele ganhou uma bolsa de estudos que lhe valeu um lugar no Eton College em 1897. Foi em Eton que ele desenvolveu seu amor pela matemática, clássicos e história. Ele ganhou mais uma bolsa de estudos em 1902, o que o levou a se mudar para o King's College, em Cambridge. Em 1904, Keynes se formou em Bacharelado em Matemática. Depois disso, ele passou dois anos no campus da universidade, participando de debates, estudando filosofia e participando informalmente de aulas de economia como estudante de pós-graduação por um período. Isso marcou sua única educação formal em economia.

Em 1909, Keynes publicou seu primeiro artigo sobre economia profissional no "Economics Journal", sobre o efeito de uma desaceleração econômica global na Índia. No mesmo ano, ele aceitou o cargo de professor de economia oferecido pelo economista Alfred Marshall. Com o início da Primeira Guerra Mundial, Keynes foi chamado pelo governo britânico por sua expertise. Em 1915, ele aceitou um posto no Departamento do Tesouro e então, em 1919, ele foi nomeado representante financeiro do Tesouro para a conferência de paz de Versailles. John Maynard Keynes retornou a Cambridge depois de renunciar a seus deveres governamentais e retomou o ensino. Com base em seus argumentos contra a compensação imposta aos alemães no prejudicial Tratado de Versalhes, ele escreveu um livro altamente influente intitulado "As conseqüências econômicas da paz" em 1919. O livro foi altamente aclamado e lhe rendeu fama internacional. Em 1921, ele publicou o livro "Tratado sobre Probabilidade". Considerado um trabalho importante, estabeleceu uma base filosófica e matemática da teoria da probabilidade. Ele dedicou grande parte da década de 1920 contribuindo ativamente para o jornalismo e vendendo seu trabalho nacional e internacionalmente como consultor financeiro. 

John Maynard Keynes entrou em um relacionamento romântico com Lydia Lopokova, uma bailarina russa bem conhecida e uma das estrelas dos Ballets Russes de Sergei Diaghilev em 1921. Os dois se casaram em 1925. Neste mesmo ano, quando Winston Churchill restabeleceu o padrão ouro após ter sido apoiado pelo Tesouro e pelo Banco da Inglaterra, o padrão teve um efeito deprimente sobre a economia da Grã-Bretanha. Em resposta a isso, Keynes surgiu com o seu trabalho, "As Conseqüências Econômicas do Sr. Churchill", que finalmente levou ao abandono do padrão-ouro em 1931. Em 1930, Keynes apresentou dois volumes de "Treatise of Money” e quando a Grande Depressão estava no auge, Keynes apresentou o livro "Os Meios para a Prosperidade". O livro continha políticas para combater o desemprego na recessão global e continha uma das primeiras menções do efeito multiplicador. Em 1936, Keynes surgiu com sua "Teoria Geral do Desemprego, dos Juros e do Dinheiro". O livro chegou em um momento em que a taxa de desemprego era superior a 20% na Grã-Bretanha. Foi inovador em termos de conteúdo e revolucionou as ideologias econômicas do mundo introduzindo a noção de demanda agregada como a soma de consumo, investimento e gastos do governo. Keynes argumentou através de seu livro que o pleno emprego poderia ser mantido apenas com a ajuda dos gastos do governo. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, Keynes passou a ser considerado o economista mais influente da Grã-Bretanha. Em 1937, ele sofreu um grave ataque cardíaco. Dois anos depois, ele voltou a lecionar no Cambridge. Enquanto isso, ele escreveu um livro influente sobre as finanças de guerra "How to Pay for the War”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com