TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação na Economia

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Na era da informação, quem deixa de utilizar canais de comunicação perde clientes e espaço. O presente trabalho aborda o processo de comunicação mercadológica apresentando seus conceitos, objetivos, estrutura e ferramentas utilizadas para atingir o foco da comunicação. Como objeto de estudos, o presente trabalho apresenta também, a diferença entre a comunicação mercadológica e a institucional. Entender o que faz a comunicação mercadológica é importante para definir o objetivo final de uma empresa, com esse entendimento, as empresas passam a ter uma comunicação mais sólida e próxima do receptor.

Objetivo

Comunicação Mercadológica tem como objetivo a divulgação da marca, produtos e serviços da empresa/ organização visando entregar a um determinado público. Com objetivo principal de evidenciar a presença da empresa no mercado para aumentar as vendas.

Função

A função da Comunicação Mercadológica é atingir os objetivos de marketing, usando a divulgação de seus produtos ou serviços através de meios de comunicação para atingir seu público. Porém, a comunicação mercadológica não fazendo parte do marketing, antes a comunicação deve realizar o planejamento estratégico, com base nas necessidades de seu público, levando em consideração seus concorrentes, mercado e outros fatores.

Integração

A integração da comunicação mercadológica considera ações desenvolvidas por uma empresa para reforçar a imagem da sua marca, produto ou serviço. As empresas utilizam um “mix” de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC, CRM), uma estrutura de distribuição, o marketing. Com o crescimento dos mercados e dos concorrentes, acabam introduzindo novas alternativas com o de tecnologias como o Webmarketing e o E-commerce.

Foco

O foco da comunicação mercadológica é voltado para a venda do produto ou serviço, levando em consideração a procura, a localidade da empresa, o seguimento que ela atua, a concorrência e a exigência do cliente.

Transição

Assim como tudo, a comunicação mercadológica também precisa se renovar, essas mudanças buscam redefinir conceitos e estratégias antigas, para que, num futuro próximo se mostre uma empresa de “cara nova”. Após toda à mudança a comunicação mercadológica sempre estará associada a uma postura ética e de compromisso com os clientes.

Ferramentas

Propaganda

É paga e se manifesta de várias maneiras. Os meios mais comuns para veiculá-la são a TV, o rádio, jornais, revistas, outdoors e a internet. Como a lógica por trás dela é a repetição, as chances de o consumidor lembrar-se da marca são grandes.

Publicidade

Dedica-se à divulgação espontânea de uma empresa, um produto ou serviço. Um exemplo prático disso é quando você fala bem de uma determinada marca a um amigo. Sua característica principal é o famosa “boca a boca”. Um de seus benefícios é que não necessita um orçamento para ser viabilizada.

Promoção de vendas

Geralmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com