TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Projeto de Pesquisa

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

A construção do projeto de pesquisa

Em um projeto de pesquisa o processo de investigação é uma das fases mais importantes, pois estará presente mesmo antes da construção do projeto, durante a sua estruturação, e até mesmo depois de concluído. Denominada como fase exploratória, esta etapa irá compreender pontos importantes para a elaboração do projeto, como escolha do objeto de pesquisa, delimitação do problema, definição de objetivos, escolha de referencial teórico, e instrumentos de coleta de dados. Esta fase possui ainda pontos importantes a serem considerados: Uma pesquisa bibliográfica ampla e bem estruturada; Articulação na delimitação e aplicação dos conceitos relativos ao objeto escolhido; E humildade, em reconhecer o valor de outros estudos, como um complemento a qual se critica, ou aprofunda o conhecimento científico.

A construção de um projeto consiste na ordenação sistêmica de um conjunto de coleta de dados, a fim de se gerar conhecimento científico a cerca de determinado objeto. E para essa construção há ao menos três âmbitos a serem considerados: Da técnica utilizada para elaboração do projeto e das ferramentas necessárias pra sua estruturação; Da ideologia que ira adotar uma linha teórica a ser seguida, questionada, ou aprofundada; Da científica que garante ao projeto fugir do senso comum diferenciando assim um estudo empírico de um estudo teórico.

Portanto o projeto de uma pesquisa visa estruturar como se dará as demais etapas evitando assim imprevistos e dificuldades, além de esclarecer os rumos e objetivos do estudo através de questionamentos como: O que, por que, para que, por quem, como, quando, e com que recursos o projeto será elaborado.

Dentre os elementos constitutivos de um projeto, a definição do tema, ou área de interesse é o principal. Através dele se definira a problematização do objeto de estudo, defendida por muitos teóricos como sendo formulado através de uma pergunta, de forma clara e precisa, e delimitado a uma variável a ser abordada.

Uma vez definido o tema objeto, e sua problematização, respeitando as delimitações propostas, faz-se necessário a adoção de uma base conceitual para sustentar a de forma teórica a abordagem a cerca do tema. Tendo definido essa etapa, pode ser adotada a inclusão de hipóteses que trarão prejulgamentos a cerca da problematização, ou até mesmo de possíveis soluções que podem ser encontradas ou verificadas ao final do estudo, desde que de forma clara, especifica, e sempre pautadas pelo referencial teórico adotado.

A relevância de um projeto de pesquisa se da através da justificativa pela qual se propõe a realização do estudo. Por isso a definição de objetivos a serem alcançados ao termino do projeto é fundamental.

Outro importante ponto de um projeto de pesquisa trata-se da metodologia abordada, ou seja, da utilização formal de técnicas e métodos a serem utilizados, como: Definição de amostragem; Coleta, organização, e análise de dados; Além da estruturação sistêmica de todo o projeto em si.

Determinados projetos incorrem ainda em custos para sua realização, o que se faz necessário um planejamento financeiro do orçamento disponível para a sua realização, e a correta alocação de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com