TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE MACROECONOMIA

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Defina e explique economia e relacione o com a microeconomia:

Vem do grego e quer dizer “aquele que administra o lar”. Economia é uma ciência social aplica que estuda como um determinado individuo ou até mesmo uma sociedade irá utilizar recursos que são escassos para satisfazer as suas necessidades. A microeconomia irá fazer uma análise e perceber a melhor empregabilidade desses recursos escassos.

2 - Defina e explique o que é custo de oportunidade. Apresente 01 exemplo.

Dado que os recursos são limitados, existem situações em nossas vidas que precisamos fazer algumas escolhas, ou seja, escolher algo e deixar alguma coisa de lado e junto seus benefícios, isso se chama custo de oportunidade. Podemos pensar no custo de oportunidade no momento da escolha da graduação, precisamos escolher entre um ou outro curso e no momento que escolhemos um dos cursos estaremos abrindo mão dos benefícios e oportunidades que o outro fornece.

3 - Como o estudo da microeconomia pode contribui com o desempenho e eficiência organizacional?

Como os recursos sã escassos e as necessidades humanas são ilimitadas a microeconomia faz o estudo da melhor alocação desses recursos nas sociedades e com qual eficiência está sendo realizado.

4 - Apresente e explique o fluxo circular da renda e produto e relacione com a microeconomia.

No fluxo circular da renda e produto podemos analisar os principais agentes que são as famílias, mercados de fatores de produção, empresas e os mercados de produtos, e como eles se relacionam, ou seja, como a economia gira. As famílias são os consumidores, são detentoras dos fatores de produção e fornecem os mesmo para o mercado de fatores de produção, trocam os fatores de produção pela renda. Os mercados de fatores de produção são contratados pelas empresas, pois compram insumos para produção e em troca disso pagam salários, aluguéis, juros entre outros pelos insumos. As empresas adquirem esses insumos para disponibilizar no mercado de produtos bens e serviços que geram receitas monetárias pela venda de bens e serviços, nesse mercado de produtos ocorre a venda para as famílias e elas adquirem bens e serviços e trocam também pelo dinheiro ou seja pelas despesas.

5 - Defina e explique estrutura as de mercado, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio. Traga um exemplo de 01 das estruturas de mercado apresentada.

MONOPÓLIO: uma empresa com a produção de um certo produto, que não possui substitutos próximos, por não ter substitutos próximos e a empresa ser a única produtora e tem poder de definir o preço do produto no mercado, e a entrada de novos concorrentes é proibida. OLIGOPÓLIO: poucas empresas grandes, produto homogêneo ou diferenciado, poder de mercado na determinação de preços e barreira de acesso para novas firmas concorrentes. CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA: várias empresas, produtos homogêneos mas bastante diversos, como existem produtos substitutos próximos existe pouca margem de manobra em relação aos preços. Ex: Bombril.

6 - Defina e explique a teoria Institucional.

Regras pautadas dentro de uma ação macroeconômica a partir de regras formais e informais. As instituições junto com as regras formais e informais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com