TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMANDA E OFERTA

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de Fixação

Lista de Exercícios 2

1ª QUESTÃO

Por que a curva de demanda é negativamente inclinada?

A curva de demanda é negativamente inclinada, porque, conforme o preço aumenta, a quantidade que os consumidores estão dispostos a adquirir reduz, pois se o preço aumentar os consumidores irão substituir o consumo do bem pelo seu substituto. Quanto maior o preço, menor a quantidade total consumida, pois o consumo diminui quando o preço aumenta.

.

2ª QUESTÃO

Estabeleça a diferença entre deslocamento da curva de demanda e deslocamento ao longo da curva de demanda?

Uma curva de demanda representa as variações de preços e quantidades demandadas se todas as demais variáveis permanecerem constantes. No entanto, se um dos fatores se modifica a curva sofrerá deslocamentos.

Quando a demanda aumenta a curva sofrerá um deslocamento para a direita, significando que para o mesmo preço as pessoas irão consumir mais quantidades do bem. Quando a demanda diminui, o contrário acontece.

As quantidades demandadas são os pontos para cada preço. As variações na demanda dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações na renda, preços dos bens substitutos, bens complementares ou gostos.

Variações na quantidade demandada referem-se ao deslocamento ao longo da própria curva, em virtude da variação do preço do próprio bem, mantendo as demais variáveis constantes.

3ª QUESTÃO

Explique a importância do Efeito Preço e do Efeito Renda?

Efeito preço: reflete quão sensível é a demanda a uma mudança no preço do bem ou serviço. Sinaliza como a quantidade demandada reage (em porcentagem) quando o preço aumenta em 1%, por exemplo. A elasticidade-preço reflete a disponibilidade de produtos substitutos. Sendo assim, a fidelidade de um consumidor à marca é importante. Por exemplo, se alguém gosta de refrigerante e não se importa muito com a marca, o fato de uma garrafa de Coca-Cola ficar mais cara levará o consumidor a trocar essa marca pela Fruki-Cola. Consequentemente, o consumo de Coca-Cola por esse consumidor vai cair radicalmente.

Efeito renda: relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor. A elasticidade-renda capta a sensibilidade da demanda à renda – o quanto a demanda aumenta (percentualmente) quando a renda dos consumidores se eleva em 1%, por exemplo. Um bem normal é aquele cuja demanda cresce quando a renda aumenta (ou seja, sua elasticidade-renda é positiva). A maioria dos bens e serviços obedece esse padrão. Exemplos incluem educação, saúde e lazer, itens nos quais os consumidores tendem a elevar seus gastos quando a renda de cada um deles sobe. Pesquisas de orçamento familiar revelam que a fração dessas categorias no consumo das famílias tende a aumentar ao longo do tempo, ao passo que a renda per capita cresce. Mas há exemplos de bens cuja demanda diminui quando a renda aumenta (no caso, a elasticidade-renda é negativa). São os chamados bens inferiores. Por exemplo, quando sobe a renda, as pessoas deixam de consumir cachaça e preferem vinho e uísque, normalmente mais caros. Outro exemplo: quando a renda aumenta, o uso de ônibus como meio de locomoção cai, já que algumas pessoas escolhem comprar carros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com