TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença Entre Emprego e Trabalho

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Índice

1.        Introdução        2

1.1.        Objectivo Geral        2

1.2.        Objectivos Específicos        2

2.        Metodologia        4

3.        Mercado de Trabalho        5

4.        Emprego        6

4.1.        Breve historial        6

4.2.        Conceito        7

4.3.        Diferença entre emprego e trabalho        7

5.        Desemprego        8

5.1.        Tipos de desemprego        9

5.2.        Custos do Desemprego        9

5.3.        Causas do Desemprego        10

6.        Conclusão        11

7.        Bibliografia        12

  1. Introdução

O presente trabalho realizado na disciplina de Economia do Trabalho, tem como tema a questão do Emprego e Desemprego.

Historicamente, é importante perceber que o capitalismo trouxe consigo importantes mudanças na esfera da produção industrial, reorganizando a estrutura da sociedade, e possibilitando uma mudança de paradigma. O que acontece é que com o advento do sistema comercial capitalista, a mão-de-obra passa a ser cada vez mais importante naquilo que é o processo produtivo, dado que lado o capitalista é tido como detentor dos meios de produção e o operário é aquele que opera tais meios de produção (o empregado) passa a ser considerado uma “mais-valia”.

Hoje em dia o conceito de emprego está associado ao desempenho de uma função ou actividade de carácter temporário ou permanente, pela população activa de um dado país, em qualquer tipo de actividade económica, mediante o pagamento de um determinado salário ou não. Por outro lado, o conceito de Desemprego está associado a situação de todas pessoas em idade activa, que por um determinado tempo, estejam sem realizar trabalho em qualquer actividade económica, seja ela remunerada ou não.

Devemos assim perceber a importância do emprego na economia, uma vez que a produção em qualquer sector da economia está intrinsecamente relacionado e dependente da disponibilidade da mão-de-obra assim como das suas qualificações.

É neste âmbito, que no presente trabalho vamos falar do Emprego e Desemprego partindo pela revisão da literatura, onde vamos começar por aprofundar questões teóricas sobre o tema. Posteriormente, passaremos a desenvolver o tema em questão analisando o efeito do Emprego e Desemprego na economia e por fim vamos apresentar todas as conclusões que podemos retirar do trabalho.

  1. Objectivo Geral

  • Compreender os conceitos teóricos ligados ao Emprego e Desemprego
  1. Objectivos Específicos

  • Relacionar e analisar a influência do Emprego e Desemprego na economia;
  • Perceber de que forma estes conceitos sobre Emprego e Desemprego podem ser usados e aplicados.

  1. Metodologia

No presente trabalho, pautamos por uma discussão em grupo como forma de alcançar uma efectividade no concernente a pesquisa sobre o tema em causa. Sendo que para esta execução baseamo-nos essencialmente na colecta e apuramento da matéria relacionada aos conceitos sobre emprego, desemprego e mercado de trabalho para que no fim se pudesse efectuar uma análise conjunta, em que relaciona os preceitos, num âmbito ate socioeconómico.

 Inicialmente partir-se-á do geral, na identificação dos conceitos, para o particular em que através dos conceitos ou premissas inicialmente avaliadas, retirar-se-á uma elação sobre a influência que estes dois pontos tem no mercado de trabalho e para a macroeconomia.

  1. Mercado de Trabalho

Antes de tocarmos no ponto fulcral do nosso tema é necessário elucidarmos no que tange a questão do mercado de trabalho uma vez que este é o local onde ocorre o emprego e também se ocasiona o desemprego.

Desta senda, mercado de trabalho representa uma agregação de todos os tipos de trabalhos existentes na economia. Neste mercado, determinamos como se estabelece a taxa salarial e o nível de emprego  ou seja, este mercado associa aqueles que oferecem força de trabalho a àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

 Nesse contexto, pode-se incluir a oferta de trabalho --que depende da decisão dos indivíduos em alocar, por cada salário real oferecido, o seu tempo 24h em actividades de lazer e trabalho. Sendo que, num dado salário real os indivíduos escolhem a combinação de horas de trabalho e lazer que maximiza a sua utilidade -- e este ponto esta relacionado às empresas públicas, de economia mista, privadas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira, condutas e a aptidão dos profissionais que desejam ingressar nestas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (120.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com