TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA

Por:   •  27/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  2.139 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 1

  • Questões para Auto Avaliação

  1. O que a economia estuda?

A economia estuda como administrar os recursos disponíveis, com o objetivo de produzir bens diversos e distribui-los para consumo entres os membros da sociedade.

  1. Quais são os fatores produtivos e o que eles aportam à produção?

Os fatores ou recursos produtivos (inputs) representados em três categorias são os recursos empregados pelas empresas ou unidades econômicas de produção para produzir bens e serviços.

- A terra (ou recursos naturais): tudo o que a natureza aporta ao processo produtivo.

- O trabalho: o tempo e a capacidade intelectual dedicado às atividades produtivas.

- O capital: os bens duradouros que não são destinados ao consumo, mas à produção de outros bens.

  1. Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

Os três problemas fundamentais da sociedade são: O que produzir? Como produzir? Para quem produzir? Eles apontam a necessidade de escolha devidos os fatos de os recursos produtivos estarem disponíveis em quantidades limitadas, enquanto as necessidades humanas serem praticamente ilimitadas.

  1. O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

Sob o pressuposto simplificador de que só se produzem dois bens, a curva de transformação ou fronteira de possibilidades de produção, representa a necessidade de reduzir a produção de um dos bens caso se deseje incrementar a do outro.

  1.  Quais são as vantagens de se utilizar a clausula ceteris paribus?

Ceteris Paribus é um termo da língua latina que significa “todas as demais coisas permanecem iguais”. O termo indica que todas as demais variáveis que possam influenciar o problema em estudo serão mantidas constantes. Utilizando a clausula, tem-se a vantagem de facilitar a compreensão do efeito da mudança de um determinado problema sem que se tenham várias constantes variando.


  • Exercícios e Aplicações
  1. É verdade que, quando a produção de determinado bem sofre um avanço tecnológico, é necessária menor quantidade de recursos para gerar a mesma quantidade desse bem?

Uma inovação tecnológica permite obter com os recursos existentes, um aumento na capacidade produtiva da economia. Assim por exemplo, o emprego de novos métodos de produção ou o uso de novas tecnologias pode fazer com que a mesma quantidade de trabalho e matéria prima produza maior quantidade de um bem, ou então, que menos recursos sejam gastos para gerar a mesma quantidade.

  1. Comente a seguinte afirmação: Quando o desemprego num país cai, a fronteira de possibilidades de produção desloca-se para a direita.

A afirmação está correta, pois a fronteira de possibilidades somente se desloca para a direita quando há aumento na capacidade produtiva da economia. Se o desemprego no país diminui, logo está havendo uma maior demanda de empregos, que consequentemente significa que está crescendo os níveis de produção.

  1. Analise as seguintes afirmações e assinale quais correspondem à economia positiva e quais correspondem à economia normativa.
  1. Um aumento nos salários gerará um aumento no consumo.

Economia positiva

  1. O Estado deve garantir assistência médica a toda a sociedade.

Economia normativa.

  1. É conveniente reduzir impostos, pois assim o consumo das famílias aumenta.

Economia positiva

  1. Se o preço da moradia subir, as construtoras ficarão mais motivadas a continuar construindo.

Economia positiva


CAPÍTULO 2

  • Questões para Auto Avaliação

  1. Qual a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade demandada, função de demanda, curva de demanda e lei de demanda?

Chamamos de demanda de um bem a quantidade demandada desse bem que os consumidores desejam e podem comprar. A demanda reflete uma intenção de compra. A função de demanda de determinado consumidor por um bem especifico reflete a relação existente entre a quantidade demandada desse bem e seu preço. A representação gráfica da função de demanda é a curva de demanda. Esta por sua vez, comprova a assim chamada lei da demanda.

  1. O que ocorre quando o preço de mercado pelo qual se troca um bem é superior ao preço de equilíbrio?

Na situação de equilíbrio, as quantidades ofertadas e demandadas se igualam. Mas um preço superior ao de equilíbrio produzirá um excesso de oferta, isto é, uma situação em que a quantidade ofertada é superior à demandada.

  1. Por que o mesmo bem pode ser inferior para um individuo e superior para outro?

Os bens se classificam como inferior ou superior de acordo com a renda média dos consumidores. Então, suponhamos um produto A de qualidade x e preço y: se um consumidor possuir uma renda muito alta, logo ele terá condições de comprar um produto B mais caro e com maior qualidade que o A, classificando esse como um bem inferior; mas se acontecer o contrário, e o consumidor possuir uma renda muito baixa, ele precisará comprar um produto C que tenha um preço mais acessível e uma qualidade mais baixa, classificando B como um bem superior.


  • Exercícios e Aplicações

  1. É verdade que, quando os custos de produção aumentam, a curva de oferta do bem se desloca para a esquerda?

Sim, pois, com o aumento do custo de produção os preços dos bens de consumo tendem a subir, diminuindo a sua procura e fazendo com que as empresas no intuito de não ter prejuízos, também diminua a sua oferta. Essa alteração faz a curva de oferta se deslocar para a esquerda.

  1. A diferença entre uma função genérica de demanda e uma curva de demanda é que:
  1. A curva é representada por um gráfico, e a função, por uma equação matemática.
  2. Uma curva de demanda é uma função em que todas as variáveis se mantêm constantes, exceto o preço do bem.

Resposta letra B

  1. A incorporação de novas tecnologias na gestão de uma empresa provoca:
  1. Aumento da quantidade ofertada.
  2. Um deslocamento da curva de oferta para a direita.
  3. Uma diminuição na quantidade ofertada.
  4. Um deslocamento da curva de oferta para a esquerda.

Resposta letra B


CAPÍTULO 3

  • Questões para Auto Avaliação

  1. O que é utilidade? Pode-se medir a utilidade que o consumo de determinado bem proporciona? De que forma?

A utilidade é o sentimento subjetivo de prazer ou satisfação que uma pessoa experimenta ao consumir determinado bem ou serviço. Inexistem formas de se medir a utilidade (não há um “utilitômetro”), pois não há unidade de mensuração objetivamente determinada e eternamente fixa para a utilidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com