TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA

Por:   •  3/5/2018  •  Dissertação  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

1 Exercícios com gabarito – módulo 1 1.

 O que a ciência Economia estuda? A Economia estuda a escassez. Os economistas estudam como a sociedade (os agentes econômicos) aloca seus recursos escassos (limitados). Os recursos de produção, sejam eles o tempo, o capital ou a terra, são sempre limitados (nada é infinito), e os agentes econômicos estão sempre escolhendo como alocá-los.

2. O que significa um trade off? Dê dois exemplos de trade offs.

 Um trade off significa uma escolha, abrir mão de uma coisa para ter outra. Por exemplo: ir ao cinema ou ficar em casa estudando; gastar seu dinheiro ou poupá-lo para o futuro; plantar soja ou usar a terra para pasto; o governo alocar determinado recurso em segurança ou educação.

3. Explique o conceito e dê um exemplo de custo de oportunidade.

 O custo de oportunidade é o que se abre mão de ganhar naquilo que não foi escolhido. Alguém resgata uma aplicação do banco para investir em um negócio. O custo de oportunidade de abrir o negócio é a rentabilidade da aplicação no banco da qual ela abrirá mão.

4. Quais são os três agentes econômicos que estão decidindo a alocação de seus recursos escassos em uma economia? Famílias, empresas e governo (todo nível de governo: federal, estadual e municipal).

 5. Qual é a restrição orçamentária da família e o que ela visa maximizar? A restrição orçamentária da família é a sua renda. Ela escolhe a cesta de bens e serviços que ela vai consumir, visando maximizar a utilidade da sua renda. 6. Qual é a restrição orçamentária da empresa e o que ela visa maximizar? A restrição orçamentária da empresa é o seu capital. Ela escolhe como aplicar esse capital, decide se vai produzir e o que vai produzir, visando maximizar o seu lucro.

 7. Qual é a restrição orçamentária do governo e o que ele visa maximizar?

 A restrição orçamentária do governo é basicamente a carga tributária. O governo escolhe como utilizar a arrecadação, buscando maximizar o bem-estar social. Como todo governo também visa ao apoio político e a votos, esses dois objetivos das escolhas do governo na alocação de seus recursos (arrecadação) constantemente apresentam conflitos entre si.

8. Além de visar maximizar o bem-estar social, os governos geralmente também almejam apoio político (voto). Qual conflito pode brotar desses dois objetivos? Exemplifique. As decisões e escolhas de utilização do dinheiro público devem buscar a maximização do bem-estar social. Contudo, todos os governos querem e precisam de apoio político. Conflitos acontecem nas escolhas do governo, que pode alocar mais recursos para setores que lhe deem mais apoio para eleições em curto prazo, mesmo quando essas decisões não são as mais eficientes para o bem-estar no médio e longo prazos. Um exemplo desse conflito foi a promessa do então candidato à presidência nos EUA George Bush de conceder protecionismo para o setor siderúrgico, restringindo a entrada no país do aço brasileiro e japonês, que era mais barato. Essa promessa lhe garantiu o voto de três Estados americanos com grandes siderúrgicas, mas prejudicou todas as empresas que 2 consumiam aço nos EUA (como as do setor automobilístico), que viram seus custos aumentarem como consequência desse protecionismo e consequentemente um encolhimento do seu mercado. A decisão do presidente Bush de restringir a importação de aço brasileiro e japonês criou mais desemprego do que emprego nos EUA, mas garantiu a sua eleição, dado que os votos desses três Estados americanos produtores de aço foram determinantes para sua vitória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com