TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 –

Gráfico de oferta:

[pic 1]

O comportamento típico da curva de oferta é aumentar a quantidade de produto ofertado com o aumento do preço que o mercado está naturalmente disposto a pagar pelo bem. Por exemplo no período de carnaval sobe o preço das hospedagens em cidades como no Rio de Janeiro. Em vista disso, moradores da localidade passam a alugar quartos ou suas próprias moradias para turistas aumentando ainda mais a oferta de hospedagens.

Gráfico de demanda:

[pic 2]

O comportamento típico da curva de demanda é aumentar a quantidade da demanda com a diminuição do preço do bem. Por exemplo, em época de crise, pode-se fazer promoções de pacotes turísticos para aumentar a procura pelos mesmos.

Preço de equilíbrio:

[pic 3]

Preço de equilíbrio é o ponto onde o maior preço que os consumidores estão dispostos a pagar se encontra com o menor lucro que os fornecedores aceitam obter, numa dada configuração de mercado. Em resumo é o encontro do “desejo pelo lucro” com o “desejo de satisfação de uma necessidade”

Alterações em variáveis deste mercado pode alterar a localização deste ponto. Aumento da demanda e/ou diminuição da oferta em geral aumenta o preço em análise e, no outro sentido, o aumento da oferta e/ou diminuição da demanda fazem o preço cair.

Por exemplo se menos consumidores estão dispostos a viajar por um cenário de crise econômica, fornecedores podem realizar promoções ou até mesmo reduzir sua margem de lucro para alcançar mais consumidores.

Questão 2 –

Analisando a fórmula Dx = 30 – 0,3px + 0,7py + 1,3R, percebemos que se mantivermos as variáveis py e R inalteradas, Dx cresce de maneira inversa à px. Em português, de o preço (px) aumenta, a demanda (Dx) fica menor. Com isso podemos qualifica-lo como comum.

Agora se fixarmos também px e passarmos a variar o py, veremos que o aumento do preço do produto Y provoca um aumento na demanda do produto X. Provavelmente se trata de uma migração de consumo o que nos permite categoriza-lo como um produto substituto. Poderíamos estar falando no par margarina e manteiga, onde o aumento do preço de um faz aumentar o consumo do outro.

Por último se agora passarmos a variar apenas a variável R (renda) veremos que a demanda aumenta com a renda dos consumidores. Com isso sabemos que temos um produto normal.

Com isso temos o produto x como: comum, substituto e normal.

Nesta fórmula nossa elasticidade-preço de demanda variará em relação às variáveis py e R. por exemplo se py e R forem muito grandes em relação à px, então Dx sofrerá muito pouco pela variação de px, tornando o cenário quase inelástico. Porém, a título de exemplo se escolhermos arbitrariamente py e R de modo que 0,7py + 1,3R = 30, então, neste cenário teremos:

Dx = -0,3px + 60

Num cenário onde temos o px passando de 10 para 20 teremos a demanda passando de 30 para 0.

Pela fórmula estendida temos:

Ed = (10/30) * (-30/10)

Ed = (1/3) * (-3)

Ed = -1

Neste cenário, a elasticidade-preço de demanda é -1.

 

Questão 3 –

Sabemos que no preço de equilíbrio a demanda será igual a oferta. Então pelas funções dadas teremos:

Igualando as funções: 30 – 0,2px + 0,7py + 1,3R = 0,8px

Substituindo as variáveis conhecidas: 30 – 0,2px + 0,7 + 13 = 0,8px

Unindo px num dos lados da equação: 30 + 0,7 + 13 = 10px

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com