TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  5/3/2020  •  Artigo  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

Nome:  Luigi Crivelaro Bezzon_________________________________________________

ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES

Questões de 1 a 8 – 1,25 pontos cada

ENTREGA DA ATIVIDADE (INDIVUAL): DIA 14/08 ÀS 10H00 - Use o material da disciplina que se encontra no STOA para responder as questões abaixo. Sugiro que cada questão não ultrapasse mais de 1.000 caracteres. A avaliação levará em conta o quanto de teoria foi incorporada na resposta das questões. Cada questão vale 1,25

Questão 1 – LIMITES DA FIRMA/NATUREZA DA FIRMA - O Nobel de Economia Ronald Coase, é conhecido por dois artigos muito importantes e nortearam a disciplina da Economia das Organizações. Faça uma breve explanação da contribuição da atualidade do artigo abaixo:

  • O artigo “The Nature of the Firm” de 1937 tem contribuições importantes para o dia de hoje. A Revista Exame e a Economist ressaltam as contribuições desse artigo para a atualidade. Descreva resumidamente qual é a contribuição para os dias de hoje do artigo de 1937?

Resposta:

Coase postulou que os limites da firma são definidos pelos custos de fazer transações dentro da firma (“make”) em relação aos custos de fazê-la fora da firma (“buy”), via mercado. Esta teoria pode ser observada atualmente em diversos casos, como por exemplo, uma mineradora que exporta sua produção, não possui a necessidade de realizar tanto a produção do minério quanto o frete de exportação, esta pode comprar (“buy”) o serviço de exportação de uma empresa especializada nesse setor, diminuindo seu custo de transação, uma vez que, neste caso, se torna economicamente mais viável contratar alguém para exportar do que realizar este serviço dentro da própria empresa.

Por outro lado, existem alguns aspectos que tornam mais vantajosa a produção deste serviço dentro da própria firma (“make”). Caso a mineradora possuísse uma certa especificidade na exportação, que limitasse ou excluísse o número de empresas capazes de realizar o serviço de exportação, a mineradora terá que fazê-lo sozinha.

Questão 2 – TEORIA DO CUSTO SOCIAL - O Nobel de Economia Ronald Coase, é conhecido por dois artigos muito importantes e norteam a disciplina da Economia das Organizações. Faça uma breve explanação da contribuição da atualidade do artigo abaixo:

  • O artigo “The Problem of Social Cost”, de 1960, teve uma mudança de paradigma econômico. Qual foi? Qual é a contribuição atual desse artigo para a atualidade?

Resposta: Os custos sociais são normalmente considerados como externalidades, consequências não planejadas de uma atividade realizada por um indivíduo ou por uma firma, sobre o bem-estar ou capacidade produtiva de outros. Normalmente, os custos sociais não são contabilizados no mecanismo de preço, por serem efeitos residuais ou secundários da atividade principal, sendo assim, muito difícil de se exigir uma compensação financeira.

Entretanto para Coase, os custos sociais não podem ser considerados como um dano imposto unilateralmente a outrem, mas todos são, em certas proporções, responsáveis pela existência e resolução do problema. Os custos sociais evidenciam um problema de ausência de mercado, através deste problema de indefinição dos direitos de propriedade do objeto danificado. Como, por exemplo, uma indústria que acaba poluindo um rio.

Coase defende que, no final, deve-se comparar os ganhos e perdas destes custos, saber se o ganho na produção da indústria se sobrepõe a perda da morte dos peixes no rio.

Questão 3 – CUSTO DE AGÊNCIA - O que é o custo de agencia (agency cost ou teoria do agente e do principal)? Qual é a principal mensagem do trabalho de Jensen sobre o valor da firma quando a figura do proprietário é substituída por um administrador na gestão de uma empresa? Porque essa teoria (custo de agencia) foi muito citada na crise financeira de 2008 nos Estados Unidos?

Resposta:

Custos de agência ocorrem quando há um conflito entre os gerentes e os acionistas de uma firma. O principal objetivo dos acionistas é maximizar o valor de suas partes, entretanto, a gerência da firma também pode adotar medidas que não buscam este fim, de modo a beneficiar seus interesses próprios, como por exemplo, aumento salarial acima do teto. Custos de Agência são inevitáveis em firmas em que os donos não estão no comando, porém pode ser minimizado através de incentivos para que isto não ocorra.

Os custos de agência podem ser muito alto caso a comunicação entre as partes não seja eficiente, influenciando de forma direta a estrutura de capital das firmas, podendo comprometer a criação de valor destas.

Pode-se notar um caso em que o custo de agência se tornou excessivamente alto, a ponto de quebrar toda uma economia mundial, na bancarrota do banco Lehman Brothers em 2008. A direção do banco estava tão fragmentada entre acionistas que se perdeu o senso de comando, dando aos gerentes total liberdade na venda de subprimes, ocasionando uma das maiores crises financeiras da história.

Questão 4 – DIRETO DE PROPRIEDADE - Um dos conceitos mais importantes da Economia das Organizações é o Direito de Propriedade. O autor Harold Demsetz faz uma definição importante sobre o direito de propriedade privado e o compartilhamento de bens públicos quanto ao uso dos recursos. Faça uma avaliação dessa definição nos dias atuais.

Questão 5 –ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO - Qual foi a contribuição de Oliver Williamson (ganhador do prêmio Nobel de Economia) para a definição mais completa do conceito de custos de transação?

A unidade básica da análise da economia das organizações é a transação, sendo a busca pela redução dos custos de transação um dos principais fatores que determinam a existência de firmas em variados setores da economia. De acordo com Oliver Williamson, a realização de transações entre firmas ou indivíduos está, também, pautada no comportamento de quem o faz. Williamson considera que o homem possua uma racionalidade limitada e está sempre propenso ao oportunismo e ignorância, uma vez que é impossível possuir conhecimento integral de ambas as partes da transação, deste modo, nunca chegará a uma solução que maximize totalmente sua eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com