TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA INTERNACIONAL

Por:   •  16/5/2022  •  Dissertação  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

        INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS[pic 1]

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Data: 02/09/2021

Prof. Fábio Macedo

Nome: Carlos dos Santos de Jesus

ATIVIDADE AVALIATIVA

        Existem custos e riscos no processo de intercionalização de um bem ou serviço de uma organização. Eles devem ser bem estudados para serem neutralizados pelo gestor ou proprietário a fim de obter uma maior probabilidade de sucesso e consecução do objetivo de estabelecer marcos no mercado estrangeiro e conquistar uma maior fatia de mercado. Será exposto primeiramente os principais custos e posteriormente os principais riscos para o processo.

        O primeiro custo a ser considerado pelo empreendedor são os custos administrativos e de transporte. Para se incluir no mercado estrangeiro, no escopo da parte interna, a empresa deverá ter um departamento específico para negociação em língua estrangeira, profissional que poderá exigir um salário maior em virtude do domínio de uma língua estrangeira, e o transporte também será um desafio visto que a logística para o mercado internacional é muito mais complexa se comparada ao mercado nacional. Custos de transação e controle de contratos também serão um grande desafio visto que a taxa de cambio será acrescentada no custo.

        Outro custo a ser analisado é o de investimentos avultados na criação e gestão de filial e na partilha de receitas com parceiros. Ter uma sede no país destino pode ser vital para que o produto alcance as prateleiras dos mercados estrangeiros. Os custos financeiros e operacionais também são um fator oneroso para o empreendedor em virtude de o Real ter de ser convertido em dólar, uma moeda global, que geralmente ganha valor com o tempo em relação a moeda local.

        Os fatores de riscos também são um desafio para o empresário. Danos na imagem da empresa por conta de um provável fracasso deve ser levado em consideração. A perda de quota para locais e a dependência dos agentes e competição dos licenciados são outros grandes riscos.

        Existe também a possibilidade de ocorrer a incapacidade de adequação ao meio envolvente local e a dificuldade de relacionamento. Cada país tem um tipo específico de cultura, religião, hábito, comportamento e estilo de vida, que acarretará em um risco caso o produto não se adeque a essas peculiaridades. E por fim deve-se calcular o risco cambial e o de insolvência do cliente, sendo sempre um risco iminente que deve ser monitorado continuamente.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com