TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA NEOCLÁSSICA

Por:   •  28/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 03
  2. ECONOMISTAS............................................................................................ 04
  1.     Adam Smith........................................................................................................ 04
  2.     Karl Heinrich Marx............................................................................................. 05
  3.     John Maynard Keynes....................................................................................... 06
  4.     David Ricardo..................................................................................................... 07
  5.     Alfred Marshall................................................................................................... 08
  6.     Irving Fisher........................................................................................................ 09
  1. CONCLUSÃO................................................................................................ 10
  2. BIBLIOGRAFIA............................................................................................. 11


  1. INTRODUÇÃO

Dês dos tempos antigos os homens se reinventam a procura de suprir suas necessidades através de recursos escassos. Tal situação aparentaria ser um problema muito grande se não tivéssemos na história passada grandes influências que mudaram a forma de pensar sobre essas questões, como por exemplo, Adam Smith, Karl Marx, John Keynes, David Ricardo, Alfred Marshall, Irving Fisher e muitos outros economistas que influenciaram nações e grandes multidões a utilizar os recursos escassos da melhor forma.

Neste trabalho serão apresentadas as contribuições desses grandes economistas para a própria economia, e como suas teorias fizeram grandes revoluções de pensamentos.


  1. ECONOMISTAS

2.1 ADAM SMITH

Nascimento: 1723 - Morte: 1790

País de origem: Escócia

O grande economista Adam Smith, através de suas obras e princípios, deu origem para os estudos relacionados à econômica de uma sociedade. Através de seus estudos, pode-se constatar que seu pensamento era totalmente ligado ao desligamento de interferências do estado nas relações econômicas de uma sociedade. Smith cita essa interferência através da "mão invisível", que segundo ele, era ineficiente e gerava menos lucro e riquezas no mercado.

Tal afirmativa pode ser analisada e trazida para os tempos atuais, no contexto de uma alta carga tributária imposta pelo governo nas relações comerciais, que gera de fato, uma menor riqueza e um declínio nas movimentações econômicas.

Resumo: Adam Smith priorizava em seus estudos, o ponto chave de todo seu pensamento: "O mercado livre e sem interferência governamental".

Maiores obras de Adam Smith:

  • Liberalismo;
  • A riqueza das nações;
  • Economistas políticos;
  • A mão invisível;
  • Compendio da Obra da Riqueza das Nações de Adam Smith;
  • Riqueza das nações e a nova economia;
  • Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das nações,
  • Teoria dos sentimentos morais.

2.2 KARL HEINRICH MARX

Nascimento: 1818 - Morte: 1883

País de origem: Alemanha

A contribuição do economista alemão Karl Marx para o mercado foi muito além do que se pode imaginar. Marx conseguiu através de seus estudos transcritos em artigos e obras, começar a segunda revolução econômica em uma época de transtornos nas relações capitalistas entre empregados e donos de indústrias. Tal revolução de Karl Marx mudou todo o contexto imposto por Adam Smith sobre o desligamento da interferência do estado nas relações econômicas, o que ocasionou na abolição da exploração humana dentro das grandes indústrias, no encerramento da "mais-valia" (Lucros excessivos dos patrões) e início da busca pelos direitos trabalhistas. Sendo assim, o principal objetivo de Marx era implantar o próprio trabalho sendo a única fonte de renda para cada pessoa, e a abolição dos lucros, juros, aluguéis e rendas dos proprietários das grandes indústrias.


Resumo: Karl Marx teve como seu principal pensamento e teoria econômica a abolição do regime capitalista com a finalidade de acabar com a luta de classes existente neste cenário e implantar o Socialismo Marxista.


Maiores obras de Karl Marx:

  • Salário, Preço e Lucro
  • O Capital
  • A Guerra Civil na França
  • Resumo de “Estatismo e Anarquia”
  • Artigo em defesa da Polônia, publicado em Der Volksaat

2.3 JOHN MAYNARD KEYNES

Nascimento: 1883 - Morte: 1946

País de origem: Reino Unido

John Keynes foi um economista britânico reconhecido mundialmente por aspectos muito decisivos que mudaram a forma de pensar sobre a Macroeconomia moderna das nações através da ousadia de colocar em xeque as ideias do livre-mercado. Keynes defendeu em artigos e livros enquanto viveu, uma política econômica de Estado intervencionista e decisiva nas relações comerciais. Sua teoria Keynesiana começou a ganhar força após o fim da segunda Guerra Mundial, quando países devastados pela guerra começaram a utilizar tal teoria como opção para se reerguerem perante a situação econômica.


Resumo: A teoria Keynesiana é de fato mostrar que o Estado é um fator indispensável nas relações macroeconômicas de uma nação.

Maiores obras de John Keynes:

  • As Consequências Económicas da Paz (The Economic Consequences of Peace);
  • Um Tratado sobre Moeda (A Treatise on Money);
  • A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, (General theory of employment, interest and money).









2.4 DAVID RICARDO

Nascimento: 1772 - Morte: 1823

País de origem: Reino Unido

David Ricardo foi um dos mais consagrados cientistas econômicos da história. Seu reconhecimento se deu principalmente por apontar em suas obras as fortes relações entre a remuneração dos empregados e o lucro dos patrões com teorias muito complexas e analisadas atualmente, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com