TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA POLÍTICA

Por:   •  20/8/2017  •  Seminário  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURALDO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA

CURSO:DIREITO

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO (I UNIDADE)

  1. Explique o porquê da escassez se apresentar como principal objeto de estudo da Ciência Econômica. Qual a sua relação com a utilidade marginal?

A economia existe porque os recursos são sempre escassos frente à multiplicidade das necessidades humanas. O conceito de marginalidade é extremamente importante em Economia, pois, na realidade, o que leva as pessoas a tomarem decisões quanto à utilização dos bens escassos é o acréscimo marginal (adicional) por eles proporcionado em termos de utilidade, no caso do consumo.

  1. Como você definiria o campo de atuação da Economia Política? Poderíamos diferenciá-la da abordagem ou dos princípios da Economia Aplicada propriamente dita, sobretudo da microeconomia?

  1. Qual a relação entre Direito e Economia?

Reciprocamente, quanto mais escassos os bens e aguçados os interesses sobre eles, maior quantidade e diversidade de normas se fazem necessárias para o equilíbrio de tais interesses.

  1. Diferencie o bem econômico do bem livre, apontando as suas especificidades.

Chama-se de bem econômico todo aquele dotado de utilidade e cujo suprimento seja escasso. Em duas palavras, o bem econômico é aquele útil e escasso. O antônimo, o oposto do bem econômico é o bem livre. Livre é aquele que pela abundância do seu suprimento frente às necessidades a serem atendidas não entra no circuito econômico; não se rege pelas relações criadas pela sociedade para enfrentar o problema de escassez. Assim o ar, o entulho da construção ou a pedra no sapato são bens livres.

  1. Diferencie os bens e serviços, quanto ao âmbito do destino ou da finalidade, quanto também no que se refere ao aspecto da necessidade.

Bens são aqueles que, de alguma forma, possuem materialidade, como os alimentos, as máquinas, a terra e assim por diante [...] Tal aspecto, por ser limitado, é um bem altamente econômico.

Já os serviços são totalmente imateriais, por decorrerem de uma pura prestação humana, ainda quando ela se utilize de objetos físicos como, por exemplo, as ferramentas. Eles, os serviços, são bens econômicos, a medida que, úteis e escassos, atendam , objetivamente ou subjetivamente, às necessidades humanas, socialmente manifestadas.

  1. Aponte as principais características da corrente fisiocrata da economia e suas principais diferenças com o pensamento mercantilista.

A fisiocracia impôs-se principalmente como doutrina de Ordem Natural: o Universo é regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. Estes, por meio da razão, poderão descobrir essa Ordem.

  1. Aponte as principais características da Escola Clássica da Economia e explique a principal contribuição da fisiocracia para a consolidação do pensamento liberal clássico, especificando também as suas diferenças.
  2. Como Adam Smith explica ascausas da riqueza das nações? Quais os fatores são levados em consideração? Comente-os.

A causa da riqueza das nações é o trabalho. Esse trabalho pode gerar um produto anual maior ou menor, dependendo de dois fatores, divisão do trabalho e proporção de trabalhadores produtivos com relação aos improdutivos. O fator decisivo é a divisão do trabalho.

  1. O que seria o Laissez-Faire? Existe de fato uma não intervenção do Estado na economia na visão de Smith?

Laissez-Faire seria a não intervenção nas leis de mercado: deixada a si mesma, a economia caminha para o melhor dos resultados, conduzida por uma espécie de mão invisível. Esta é a essência do que ficou conhecido como liberalismo econômico. E é uma conseqüência do suposto de Smith (e dos clássicos em geral) de que a economia é uma ciência regida por leis naturais, universais e eternas, tal como a física newtoniana. Uma não intervenção do Estado na economia não era a tese de Smith, mas uma não-intervenção do Estado nas leis do mercado. Uma vez que este deveria a) proteger a sociedade contra os ataques externos b) estabelecer a justiça; c) manter obras e instituições necessárias à sociedades. Além de lhe caber a emissão de papel-moeda, o controle da taxa de juros, em determinados casos, e até mesmo a proteção da indústria nacional essencial a defesa do país.

  1. Levando em consideração que para Adam Smith as pessoas se comportam de maneira egoísta, como se daria, então, a coesão social,no mundo onde todos agem por interesses próprios, segundo a visão do próprio Smith?

Ao seguir seus impulsos egoístas, as pessoas interagem umas com as outras. Assim, a busca do próprio interesse “leva ao mais inesperado dos resultados: a harmonia social”.

  1. Como se dá a medida do valor real de uma mercadoria para Adam Smith?

  1. Qual era a principal preocupação de Karl Marx em sua obra “O Capital”? Explique como Marx constrói e defineessa principal categoria de análise, que é o capital.

A principal preocupação de Marx é desvendar as leis do movimento do capital na sociedade capitalista.  Para Marx, o capital é, antes de tudo, uma relação social. É  a relação de produção que surge com o aparecimento da burguesia, ou seja, co o aparecimento daquela classe social que se apropria privadamente dos meios de produção (monopólio de classe) e que se firma definitivamente após a dissolução do mundo feudal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com