TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA

Por:   •  22/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

1. EVOLUÇÃO DA ECONOMIA

1.1 Mercantilismo

Iniciou-se na Europa, por falta de matéria prima para a fabricação de suas moedas,

devido a este acontecimento foram estipuladas medidas políticas impossibilitando a exportação

da mesma.

Os mercantilistas tinham em si o desejo de aumentar a entrada de ouro e prata em seu

país, favorecendo assim, sua situação econômica, onde teriam mais moedas entrando do que

saindo. Naquela época o ouro e a prata eram considerados um dos principais e mais importantes

metais existente, portanto, um país só seria considerado poderoso quanto maior fosse a sua

reserva de metais preciosos.

O  monopólio  comercial  é  um  dos  fatores  mais  importantes  para  a  economia

mercantilista, seguindo este fator, o governo proibiu as empresas de concorrer em algumas áreas

determinada, onde este monopólio atua.

Analogamente, os mercadores ingleses poderiam vender suas mercadorias aos estrangeiros a preços muito mais altos se houvesse apenas um vendedor, em vez de vários vendedores, baixando o preço para atrair os fregueses de seus concorrentes. (HUNT. E. K, LAUTZENHEISER. Mark História do Pensamento Econômico, 3ª Edição, 2011. Pg.16)

Podemos dizer que o mercantilismo tem como suas principais características:

1.1.1. Protecionismo Alfandegário

Nele eram criados taxas e impostos para que dificultasse a entrada de novas mercadorias

no país, isso faria com que o comércio nacional tivesse lucros, evitando que a moeda saísse do

país.

1.1.2 Pacto Colonial:

Era um tipo de Lei utilizada no período Colonial, onde, as metrópoles determinavam a

compra e venda de mercadorias distribuídas por eles, obrigando as colônias a adquirir seus produtos, tornando-se assim um comércio bilateral, onde produtos de baixo custo eram vendidos a valores altos.

1.2        Adam Smith

Smith foi o primeiro economista de grande destaque a realizar a clara distinção entre os valores que se dirigiam ao capitalismo industrial, salario, aluguéis e os lucros de capital.

Elaborou a teoria histórica, onde procurou explicar a evolução e interação da forma de vida da sociedade, sendo dividas em classes.

Foi o primeiro a elaborar um modelo abstrato completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e do funcionamento do sistema capitalista. ” (HUNT. E. LAUTZENHEISER, 2011.)

Smith pesquisou as circunstâncias ou causas que dão aos homens uma superioridade sobre uma grande parte de seus semelhantes e analisou várias circunstâncias que levavam à subordinação institucionalizada, chegando à conclusão de que o governo civil, que tem a meta de promover segurança a propriedade, é, na realidade instituído para defender os ricos dos pobres ou para defender que tem propriedades do que os que não tem nenhum.

Acreditava que a natureza tinha criado uma ilusão de que a felicidade era causada nas pessoas por causa da riqueza material, coisa que o mesmo discordava. Impressionou-se com os efeitos econômicos e sociais dos desejos de ganhos pessoais criados por essas ilusões.

Muitos economistas dos séculos XIX e XX atribuíram como base para suas ideias importantes, conceitos da obra mais importante dele, a "Riqueza das Nações"

Acreditava que o estado não deveria influenciar a economia da nação, também sabia que os capitalistas e os trabalhadores lutaram economicamente pelo salário, quase sempre os capitalistas que saiam na melhor e também os empresários evitavam a todo o modo, a concorrência, para garantir um monopólio como fica explicito na próxima citação:

As pessoas que têm os mesmos negócios raramente se reúnem - mesmo em festas ou em locais de diversão - mas suas conversas sempre terminam em uma conspiração contra o povo ou em alguma combinação para aumentar os preços (SMITH, Adam, 2013. Pág.105)

1.3        Fisiocratas

São indivíduos liderados por Françõis Quesnay, onde suas influencias econômica terminou depois da destituição de Anne Robert, durando apenas duas décadas, acreditavam que a única fonte de renda seria extraída da natureza, através da pesca, mineração, agricultura entre outros.

Seu interesse principal era da reformulação da França, pois a mesma estava passando por um período econômico muito ruim, decorrente da junção dos piores aspectos obtidos do período do feudalismo até o capitalismo comercial.

“A tributação era desordenada, ineficiente, opressiva e injusta. ” (HUNT. E. LAUTZENHEISER, 2011.)

Denominavam a agricultura como a sua principal fonte de renda. Acreditavam que era possível conseguir mais dinheiro com a agricultura, pois, o investimento seria menor, porém em relação à venda de seus produtos, os preços seriam exorbitantes. Gerando assim, uma oportunidade para conseguir um lucro maior, sem deixar com que o estado tenha grande participação em cima disso, propondo, que o governo estipulasse apenas um único imposto sobre ele.

1.4        David Ricardo

Teve grande sucesso na bolsa de valores, sendo um dos seis economistas que mais influenciaram sua época.

Considerado como um teórico rigoroso da economia, David Ricardo explicou como funcionava o capitalismo e com este estudo expor diante todas as barreiras existentes em sua época. Além de ter complementado e dado um novo sentido ao conceito de Adam Smith, teve grande influência tanto sobre o marxismo radical quanto às tradições conservadoras da teoria econômica

“A principal questão social em que suas opiniões diferiam era o conflito entre os capitalistas e os proprietários de terras. ” (HUNT. E. K, LAUTZENHEISER. 2011.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com