TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Amazônica

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Realizou-se uma busca integrativa com seguintes descritores: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia e SUDAM.

Bases de dados usadas nessa busca foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do instituto Brasileiro de informação em ciência e tecnologia (IBICT); Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Eletrônica Cientifica Online (SCIELO).

Quatro foram as etapas de organização e coleta dos dados:

Levantamento das publicações na três bases de dados aqui estudas;

Leitura dos títulos e resumos dos trabalhos, selecionando os que fariam parte da nossa pesquisa. Neste ponto, foram considerados apenas o que enfocavam a SUDAM como tema central, excluindo os que possuíam os descritores em título, resumo ou palavras-chave.

Seleção do material, dessa forma, restaram apenas 6 trabalhos: 2 teses, três dissertações de mestrado e um artigo cientifico.

Levantamento de dados, considerando ano de publicação, autor, objetivo, método e resultados do estudo

Por se tratar de um estudo de revisão existem algumas limitações, uma das quais está o acesso a dados secundários e a insuficiência de novidade, uma vez que se analisa os resultados de outras pesquisas. No entanto, como as dissertações e teses foram privilegiadas, os resultados dessa pesquisa muitas vezes não foram publicados na forma de artigos científicos ou livros. Desse modo, o que pode ser um limite ao mesmo tempo pode representar uma potencialidade, proporcionando visibilidade aos estudos acadêmicos analisados.

A analise da produção acadêmica permitiu revelar diferenças de compreensão em relação à SUDAM, por fim, levou-nos a concluir que as temáticas aqui analisadas apontam para diferentes facetas da instituição, revelando ainda apreensões distintas acerca da representatividade desta entidade no desenvolvimento regional da Amazônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com