TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Moçambique

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

20. Avalie o desempenho da Indústria em Moçambique desde o seu surgimento até introdução dos programas das instituições de BrettonWoods, em particular o Programa de Reabilitação Económica (PRE).

 A indústria existente em Moçambique não surgiu em consequência da evolução da estrutura económica global do país imposta pela necessidade de transformar produtos primários até à fase exportável. Tendo em conta a aptidão ecológica do país para as culturas de cana-de-açúcar, do sisal, do coqueiro, do algodoeiro, do chá, entre outros, são as indústrias do início do ciclo de transformações industriais destes produtos que primeiro apareceram em Moçambique. Os complexos agro-industriais do açúcar e do sisal são anteriores à guerra de 1914. São também antigas e correspondem igualmente à objectivos de exportação as indústrias de extracção de óleos vegetais, do descaroçamento e prensagem de algodão, da preparação do chá e da serração de madeira.

Nos finais da década de “40”, embora lentamente, assistiu-se à expansão do mercado interno com 25.000 europeus que tornou viáveis algumas indústrias que respondiam à sua procura. Assim surgiram as indústrias do sabão e do tabaco; depois, as da cerveja, do cimento e do vestuário; mais tarde e já na década de “50”, a moagem de trigo e a fiação e tecelagem de algodão e juta; e por fim, já nos anos “60”, a refinação de petróleos, a laminagem de ferro e aço, a construção e montagem de material de caminho de ferro, e o descasque da castanha de cajú.

O sector da indústria pesada para a produção de máquinas para outros sectores da economia era muito incipiente, com um peso de apenas 11.7% no valor bruto da produção em 1973. A indústria existente, basicamente de transformação primária de produtos agrícolas estava equipada com maquinaria importada, frequentemente em segunda mão ou mesmo obsoleta. Sendo assim, só era capaz de efectuar pequenas transformações finais, de acabamento ou de embalagem de produtos importados.

Por outro lado, assistia-se à localização desigual das indústrias, estando mais de metade localizadas na cidade capital de Lourenço Marques. A indústria transformadora tinha muito pouco impacto na economia, contribuindo com apenas 17% no PIB, em 1973. Havia uma fraqueza das ligações inter e intraindustriais e em consequência, 67% da produção industrial provinha de apenas três ramos da indústria: alimentos, bebidas e tabacos. Os téxteis, vestuário e couro ocupavam 7%, enquanto a madeira e o mobiliário, 6%.

A dependência da indústria era e continua típica. A produção do ramo de téxteis e vestuário era dependente da importação de fibras sintéticas, apesar de Moçambique ser produtor e exportador de algodão. Aliás, o algodão foi a matéria-prima que permitiu lançar a indústria téxtil portuguesa no mercado internacional. Contudo, Moçambique nunca beneficiou de tal situação. Nos finais dos anos 60, por exemplo, o preço de algodão no mercado mundial era 14 vezes superior ao praticado pelo produtor em Moçambique.

Em 1973, a indústria transformadora contribuiu com 16% do PIB e os seus 99,500 trabalhadores correspondiam a 8% da população activa. O Valor Acrescentado Bruto (VAB) representava cerca de 33% do valor bruto da produção. Por sua vez, a massa salarial correspondia à 37% do VAB, traduzindo o baixo nível da salários praticados, tendo em conta o tipo de indústrias que, com a excepção da refinaria de petróleos e do cimento, são actividades que usam mão-de-obra intensiva.

 Em 1975, a indústria química era o 2º. mais importante ramo industrial, produzindo 17% da produção da indústria transformadora.

Em 1975, mais de 70% do equipamento industrial tinha um tempo de uso superior à 15 anos, com mais de 50% acima dos 20 anos. A indústria herdada em 1975, era distorcida  e incapaz de enfrentar mercados competitivos e desafios tecnológicos.

Após as directrizes do III Congresso da Frelimo, ao rápido declínio  da produção do sector no período (1974-77), seguiu-se um período (1978-81) de recuperação da economia no seu global. A produção da indústria transformadora cresceu em 18%, à uma taxa média anual de 4%.

No entanto, a partir de 1982, a indústria transformadora sofreu uma queda vertiginosa que culminou com um crescimento de (-23.8%) em 1985.

Nos primeiros anos da implementação do programa de reabilitação industrial, a produção nacional cresceu como resultado directo da injecção de divisas dirigidas para a importação de peças, sobressalentes, combustíveis e matérias-primas. A produção industrial durante o período 1985-1990 aumentou em 85%, crescendo anualmente à uma taxa de 2%, apesar de não ter atingido os níveis programados de 13% ao ano. No entanto, tal estratégia viria a consolidar a dependência externa do sector, com efeitos imediatos no declínio posterior dos níveis de produção.

21. Que papel pode desempenhar a indústria do Turismo no âmbito dos desafios da integração regional de Moçambique na SADC.

 A industria do turismo terá um papel importante, visto que com a livre circulação o numero de turistas ira aumentar, aumentando assim as receitas colhidas por este sector.

Potenciar áreas com vantagens competitivas face aos desafios da integração económica regional

22. Faça uma análise comparativa entre as estratégias de desenvolvimento industrial que o pais adoptou desde o PRE até ao ano de 2009.

A estratégia de reabilitação industrial assentava em três pressupostos:

  • A comunidade internacional garantiria os fundos em moeda externa para a importação de peças e sobressalentes, equipamentos e assistência técnica, bem como para matérias-primas, materiais auxiliares e combustíveis.
  • A guerra terminaria e a economia rural começaria a recuperar rapidamente;
  • A produção industrial encontraria um mercado disponível para todo o seu produto.

A reabilitação industrial foi orientada em duas vertentes:

  • Para um grupo de empresas consideradas estratégicas;
  • Para o grosso de empresas que beneficiou de certas facilidades para a reabilitação e a manutenção do equipamento e aquisição de matérias-primas e materiais auxiliares.

Os Fundos para o financiamento da Reabilitação Industrial provinham da POUPANÇA EXTERNA (Donativos, Créditos e algum Investimento Directo Estrangeiro). Os Donativos vinham na sua forma condicionada, quer à projectos quer à fontes, ou à ambos.

Após as primeiras eleições em Moçambique o governo aprovou as seguintes estratégias:

Os vectores principais da actuação estratégica são os seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com