TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação para o desenvolvimento sustentável

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Matemática

Estudos Disciplinares IV

Trabalho em Grupo (TG) –

A Educação para o desenvolvimento sustentável

Bruno Lucht          RA: 1612340

Pólo

São Gabriel da Palha

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE        4

3.        PERGUNTA        5

3.2.        ENVOLVENDO A DISCIPLINA EM CURSO        6

4.        CONCLUSÃO        8

5.        REFERÊNCIAS        9

Livro Avaliação de Impacto Ambiental ( Luís Enrique Sanchez)        9


  1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade são atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

A Educação, em todas as suas formas, pode moldar o mundo de amanhã, instrumentalizando indivíduos e sociedades com as habilidades, perspectivas, conhecimento e valores para se viver e trabalhar de maneira sustentável. Educação para o Desenvolvimento Sustentável é uma visão da educação que busca equilibrar o bem-estar humano e econômico com as tradições culturais e o respeito aos recursos naturais do planeta. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável utiliza métodos educacionais transdisciplinares para desenvolver uma ética para a educação permanente; promove o respeito às necessidades humanas compatíveis com o uso sustentável dos recursos naturais e com as necessidades do planeta; e nutre o sendo de solidariedade global.

Uma sociedade verde é uma sociedade educada em todas as suas dimensões. Investir em educação é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a equidade e a inclusão. A educação detém a chave para a produtividade e para o crescimento sustentável, além de melhorar os níveis de saúde e de nutrição, de renda e de meios de subsistência, criando uma condição ideal para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento e as metas do Compromisso da Educação para Todos.

  1. CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Este novo princípio foi ampliado para a expressão "sustentabilidade no longo prazo", um "longo prazo" de termo indefinido. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociaisenergéticaseconômicas e ambientais.

(WIKIPÉDIA).

  1. PERGUNTA

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Educação Ambiental é um conceito dinâmico que compreende uma nova visão da educação que busca orientar pessoas de todas as idades para assumir a responsabilidade de criar e desfrutar um futuro sustentável. O objetivo geral da Educação Sustentável é orientar cidadãos para agir por mudanças sociais e ambientais positivas, implicando em uma ação participativa. A Educação Ambiental integra conceitos e ferramentas analíticas de uma variedade de disciplinas para auxiliar pessoas a compreenderem melhor o mundo em que vivem. Perseguir o desenvolvimento sustentável através da educação requer que educadores e educandos reflitam criticamente em suas próprias comunidades, identifiquem elementos inviáveis em suas vidas, e explorem tensões entre valores e objetivos conflitantes. A Educação Ambiental traz uma nova motivação para o aprendizado na medida em que os educandos tornam-se aptos para desenvolver e avaliar visões alternativas de um futuro sustentável e concretizá-las coletivamente.

Dentro do ambiente educacional, podem-se adotar várias medidas de acordo com as disciplinas, em geral, relaciono algumas:

  1. Reorientar a Educação existente em todos os níveis em direção ao Desenvolvimento Sustentável, ou seja, repensar e revisar a educação desde a creche até a universidade para incluir mais princípios, habilidades, perspectivas e valores relacionados à sustentabilidade em cada uma das três esferas – social, ambiental, e econômica, – é importante para as sociedades atuais e futuras;
  2. Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
  3. Desenvolvimento da gestão sustentável nas escolas para diminuir o desperdício, como, atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como as despoluições daqueles que se encontram poluídos ou contaminados, o consumo exagerado de energia.

  1. ENVOLVENDO A DISCIPLINA EM CURSO

Dentro da disciplina Matemática, considerando os temas de relevância social, confere ao mesmo uma perspectiva integradora e, nesse sentido, sua organização se estabelece em torno de situações e problemas de interesse que permitam uma leitura, compreensão e interação da realidade social, cultural, política e natural. Um tema de relevância é, sem dúvida, a Educação Ambiental.

Os impactos causados ao meio ambiente pelo homem, para satisfazer suas necessidades, geram, entre outros, problemas como esgotamento e contaminação dos recursos naturais, desflorestamento, temas esses, que podem levar a uma ambientalização do currículo escolar (TRAVÉ GONZÁLEZ E POZUELOS ESTRADA, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com