TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Eólica no Brasil

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Pensar em fontes alternativas de energia para preservar o meio ambiente é algo recente mais importante, o vento pode ser uma ótima fonte.

O mundo hoje ta caminhando na direção de fontes limpas de energia, a energia eólica é uma energia renovável, absolutamente limpa, sem nenhum problema ambiental. No brasil, os primeiros campos de energia eólica foram construídos no ceara e em Fernando de Noronha no início da década de 90. O Brasil já é o 9° pais do mundo em capacidade instalada de produção de energia a partir do vento. São mais de 400 parques eólicos, a maior parte dele no Nordeste. Em 2016v o Brasil alcançou o 5° lugar em expansão mundial. Hoje mais de 7% da energia produzida no pais é de energia eólica. A energia eólica gerada em 2016 abasteceria Fortaleza e Brasília por um ano.  

A 2 dias atrás foi inaugurado o maior parque eólico do Brasil, na Chapada do Araripe que uma parte do empreendimento fica em Pernambuco e outra no Piauí. Em solo Pernambuco estão instalados 5 parques e 60 aero geradores. No total são 14 parques, totalizando 156 aero geradores e uma potência instalada de cerca de 360 megawatts, energia suficiente para abastecer cera de 400 mil habitantes.

O parque eólico de Osorio no rio grande do Sul é o maior da américa latina ele é responsável por gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 750 mil habitantes.

As regiões brasileiras mais propricias para instalação de campos da energia eólica são: Nordeste, Sul e Sudeste.

Outro ponto positivo é a facilidade para construção de um parque eólico, para instalar uma usina hidrelétrica ou térmica são necessários de 4 a 6 anos, já o parque eólico fica pronto em cerca de 1 ano e meio e o impacto ambiental é muito menor. A energia eólica é complementar a hidráulica, ainda não é possível ter esse tipo de energia como fonte principal. A energia hídrica eu posso acumular a agua e soltar conforme a necessidade, pode haver um controle.

Segundo os especialistas, é ideal é usar a energia eólica em épocas mais secas, quando não chove muito e é necessário economizar agua.

A energia eólica é uma energia do presente e uma energia do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com