TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestalt

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

- Gestalt

Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente do que ele tem na realidade

Crítica ao Behaviorismo Metodológico: o comportamento, quando isolado, pode perder seu significado.  

Entre o estímulo e a resposta existe a percepção.  

Isomorfismo: a parte está sempre relacionada ao todo. Quando vejo uma parte, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio.  

Busca do fechamento, simetria e regularidade.

Meio Geográfico: meio físico em termos objetivos.  

Meio Comportamental: meio resultante da interação  do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

SEMELHANÇA: Os elementos semelhantes são agrupados. PROXIMIDADE: Os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. FECHAMENTO: Ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão FECHAMENTO

INSIGHT:  Vê a aprendizagem como a relação entre o todo e uma parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido.  De repente, sem que tenhamos feito nenhum esforço especial para isso, a relação figura-fundo elucida-se. Compreensão imediata, enquanto uma espécie de “entendimento interno”.

BEHAVIORISMO:  Objeto de Estudo: o comportamento

O comportamento é função das variáveis do contexto.  

LEI DO LIMIAR: É necessário uma intensidade mínima do estímulo para “engatilhar” uma determinada resposta.

REFORÇO POSITIVO:  Apresentação de um estímulo “agradável” que aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer novamente.  REFORÇO NEGATIVO: Aumenta a probabilidade do comportamento que retirou algo “ruim” ser emitido novamente.   PUNIÇÃO POSITIVA:  Apresentação de um estímulo aversivo que diminui a probabilidade desse comportamento ocorrer novamente. PUNIÇÃO NEGATIVA:  Retirada de um estímulo “agradável” que diminui a probabilidade desse comportamento ocorrer novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com