TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Eliminação de perdas que não agregam valor ao produto é o grande desafio para as empresas sobreviverem no mercado competitivo

Fazer um balanço e reduzir os custos é fundamental para o crescimento da empresa.

Empresas estão utilizando a filosofia Lean Manufacturing que é otimização nos processos produtivos envolvendo e comprometendo os colaboradores na eliminação dos desperdícios.

Produção enxuta .... atender a essas necessidades das empresas que estrategicamente devem oferecer produtos que atendam às necessidades do cliente em curto prazo com a mais alta qualidade e baixo custo, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as áreas da empresa, objetivos que devem ser alcançados de forma conjunta.

PROMOVER A MELHORIA CONTINUA DO PROCESSO.

LEAN MANUFACTURING

Criado no Japão pelo engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno, teve como princípios a eliminação de desperdícios, a qualidade e comprometimento e envolvimento dos colaboradores.

O sistema de produção é flexível e possui três elementos estruturais: FAZER O CERTO DA PRIMEIRA VEZ, CORREÇÃO DOS ERROS E CÍRCULOS DA QUALIDADE.

Fazer o certo da primeira vez 🡪 Produzir com qualidade. Colaborador é o principal responsável pela qualidade do produto devendo identificar o defeito e tomar providências para que não ocorra novamente.

Correção de erros 🡪 capacitou os colaboradores para terem autonomia de parar a linha de produção sempre que identificassem um erro que não conseguissem solucionar evitando os retrabalhos.

Círculos de qualidade 🡪 os japoneses insatisfeitos criam suas próprias soluções para a administração da qualidade, vindo futuramente despertar interesses em outros países. O CIRCULO DE QUALIDADE é um grupo de voluntários de um mesmo setor de trabalho que se reúnem para estudar e propor a solução de falhas que comprometem a qualidade e a eficiência dos produtos. . O objetivo dos círculos da qualidade é resolver as falhas de qualidade e eficiência complementado por outros objetivos: envolver os funcionários na análise e resolução de problemas, melhorar a comunicação dentro do próprio grupo de trabalho, estimular a criatividade e autonomia na prevenção de falhas.

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO : kanban, just in time e kaizen.

  • O Just-in-time tem como princípio a redução do estoque
  • O Kanban é um sistema de informação que indica: o que produzir, quando e quanto produzir.
  • O Kaizen um meio de melhoria contínua.

Segundo sr. Ohno (1997, p.13): "Fazer uma fábrica funcionar para a empresa exatamente como um corpo humano funciona para o indivíduo", essa é a chave do sucesso.

O sistema Toyota de produção nasceu com a crise no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de eliminar perdas, inconsistências e excessos no sistema produtivo, e conseguiu não só o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, como também ajudou o país a se recuperar da crise financeira.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com