TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  16/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

Turma: MBA em Gestão Financeira – MGF-31 – Paulista

Disciplina: Gestão Estratégica

Professor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto

Aluno: Yang Li

Trabalho de Avaliação                                  P1

______________________________________________________

 INSTRUÇÕES

Esse trabalho é de caráter individual.

Composição da nota: 100% pelo presente trabalho.

Prazo de entrega do trabalho: até 09/05/2021, no e-class.

____________________________________________________________

Questão 01 – (Valor: 05 pontos)

O modelo de Análise da Estrutura da Indústria de Michael Porter compreende a atuação de um conjunto de forças competitivas. Essas forças atuam, alterando as condições de operação do setor/indústria, segundo a sua estrutura; sobretudo, dependem do grau de concentração entre compradores e fornecedores desse setor/indústria.

Considerando o enunciado acima responda:

  1. Conforme M. Porter, quais são estas forças competitivas, quais variáveis elas influenciam e qual resultante elas determinam ao setor/indústria?

Resposta:  São Fornecedores, Compradores, Entrantes Potenciais, Substitutos e rivalidade entre empresas existentes.

As cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e o investimento necessário das empresas em uma indústria – os elementos do retorno sobre o investimento.

- O poder do comprador influencia os preços que as empresas podem cobrar, por exemplo, da mesma forma que a ameaça de substituição.

- O poder dos compradores também pode influenciar o custo e o investimento, porque compradores poderosos exigem serviços dispendiosos.

- O poder de negociação dos fornecedores determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.

- A intensidade da rivalidade influencia os preços assim como os custos da concorrência em áreas como fábrica, desenvolvimento de produto, publicidade e forças de vendas.

- A ameaça de entrada coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido pra deter entrantes.

Fonte: Gestão Estratégica, material de leitura da FGV, página 18-19.

  1. Descreva dois exemplos, de diferentes naturezas, de como os compradores podem influenciar a seu favor os preços nas negociações com seus fornecedores.

Resposta:  Exemplo 1, o fator que determina a intensidade do poder de barganha do comprador é que existem substitutos para os produtos da indústria para comprador, no caso de refrigerante, comprador costuma de comprar Coca-Cola, de um mês a outro subiu o preço de Coca-Cola, então comprador pode substituir por outro refrigerante, guaraná, isso pode influenciar o mercado para baixar o preço de Coca-Cola até voltar normal;

Exemplo 2, o fator que determina a intensidade do poder de barganha do comprador é que os custos da mudança para outros fornecedores são baixos, no caso de serviço de oferta de internet por fornecedor VIVO, imagina se o VIVO oferece um pacote de internet com 10G por 200 reais, o comprador tem opção de escolhor outro fornecedor o CLARO com mesmo pacote e menor preço de 100 reais, isso pode pressionar o fornecedor VIVO baixar o preço.

  1. Descreva dois exemplos, de naturezas diferentes, de como os fornecedores podem determinar preços nas negociações com seus clientes, dentro do setor.

Resposta: Exemplo 1, o fator estrutural que reforça o poder de barganha dos fornecedor é existir altos custos de mudança de fornecedores, reforçados por estratégias de fidelização, no caso de contratação de internet com o VIVO, normalmente exige um prazo de contrato por dois anos, caso cliente quer quebrar o contrato e mudar a outro fornecedor, é obrigatório fazer pagamento de multa bem alto, as vezes não compensa pagar multa para mudar a outro serviço barato, então durante o tempo de contrato os clientes não podem simplesmente mudar de fornecedor para pagar mais barato com mesmo serviço;

Exemplo 2, o fator estrutural que reforça o poder de barganha dos fornecedor é existir poucos fornecedores no mercado em alguma área, um exemplo de vacina contra COVID-19, hoje somente tem fornecedores de Sinovac, Oxford, Moderna, BioNtech, CanSino e Sinopharm no mercado, desconsiderando que somente duas vacinas foram aprovadas pela ANVISA no Brasil, ainda tem poucos fornecedores que atendem demandas de vacinas para todo mundo, então o preço de vacina dependem mais dos fornecedores, não é uma negociação entre clientes, deve aceitar o preço determinado por fornecedores.

  1. Cite três exemplos, de naturezas diferentes, de ações dos novos entrantes, capazes de forçar diretamente a elevação dos custos no setor.

Resposta: Exemplo 1, O compartilhamento de bicicletas, ele é um novo modelo de negócios sob o modelo de economia da Internet e compartilhamento, na China o principal método de lucro para bicicletas compartilhadas é o pagamento por vez de uso, de RMB 1-3, com o apoio de um grande montante de financiamento de capital, as bicicletas compartilhadas podem ser mantidas, uma vez que o financiamento se esgote, os padrões de cobrança atuais são completamente incapazes de suportar os altos custos de produção e manutenção de bicicletas compartilhadas, de RMB 2000-3000. Porém esta área é muito concorrível, uma vez que tem novo entrante, os concorrentes existentes, por caso são OFO, HELLO, DIDI e Mobike, vão dar restrição da entrada dele, por isso no começo é muito importante ter bastante investimento ou financiamento para dar promoções ao clientes e ganhar o mercado, mantendo o mercado até ter retorno, no fim a entrada de mais concorrentes elevou o custo no setor.

Exemplo 2, A Starbucks na China, primeiro, na escolhe de localização, a Starbucks sempre prefere como shopping centers, prédios de escritórios, áreas residenciais de alto padrão e outros lugares com muitos consumidores potenciais, a preferência do novo entrante Costa Coffee na China também está concentrado principalmente em shoppings. ruas comerciais, prédios de escritórios e áreas residenciais de alto padrão; segundo, o posicionamento do consumidor da Starbucks na China é principalmente de trabalhadores urbanos e outras pessoas que sabem como viver e curtir a vida, portanto, o estilo de decoração da loja também busca criar um ambiente discreto para o consumidor, luxo e conotação da escala ambiental, e os consumidores de que o novo entrante Costa Coffee atende na China também é de alta renda , e fornece aos consumidores um ambiente confortável e silencioso, de modo que isso constituirá um mecanismo de competição, por exemplo, a competição na seleção do local da loja aumentará os aluguéis e a melhoria do estilo e do gosto da decoração também causará um aumento nos custos da loja, que em geral vai elevando o custo do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com