TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  2.424 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual dessas demandas é mais sensível a variações de preço:

a) Demanda por um tipo específico de refrigerante como tônica diet, ou

b) Demanda pelos refrigerantes em geral (toda a categoria)?

R: Quanto mais substitutos, mais elástica a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para “fugir” do consumo desse produto. Ou seja, trata-se de um produto cujos consumidores são bastante sensíveis à variação de preços, como é o caso do refrigerante tônica diet.

Como a elasticidade depende da quantidade de bens substitutos, observa-se que, quanto mais específico o mercado, maior a elasticidade. A elasticidade do refrigerante tônica diet deve ser maior que dos refrigerantes em geral, pois esse produto é mais facilmente substituído que os refrigerantes em geral.

2) A demanda das famílias por energia elétrica é, provavelmente, pouco sensível aos preços. Pelo menos em um horizonte curto de tempo (por exemplo, um ano). Mas, em um prazo mais longo (por exemplo, cinco anos), é possível que as famílias reajam mais, reduzindo o consumo em caso de alta continuada de preços. Dito isso, responda: por que as demandas em geral tendem a ser mais sensíveis a preços no longo prazo?

Um dos motivos é por que mudanças que não são possíveis de serem realizadas em um curto espaço de tempo são realizáveis em um período de tempo maior. Por exemplo no caso do consumo de energia não é fácil fazer mudanças substanciais em um período muito curto. No longo prazo é possível comprar eletrodomésticos de uso mais eficiente de energia, trocar a fiação elétrica que possuí perdas e resulta em mais consumo, entre outras medidas. Como resultado a elasticidade da demanda por energia é de alguma forma inelástica no curto prazo, mas muito mais elástica no longo prazo ou sensível no longo prazo.

3) Um jovem estudante resolveu gastar sempre 10% de sua renda semanal com gasolina. Supondo que os preços do combustível não variem, mas que ele tenha alterações constantes em sua renda, qual o valor numérico de sua elasticidade-renda?

A Elasticidade-Renda da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual na renda do consumidor.

As variações na renda do jovem são constantes mas o preço do combustível é fixo, então mesmo sob essas condições a demanda diminui quando o salário do jovem diminui e aumenta quando o salário do jovem aumenta em um relação linear e direta, uma vez que ele se comprometeu a gastar independente da variação de salário no máximo 10% da sua renda com gasolina.

Uma turma de 20 alunos de MBA é dividida em dois grupos iguais. Em uma sala estão dez pessoas. Na sala ao lado, outras dez. Cada pessoa na sala 1 terá um parceiro específico na sala 2, escolhido por sorteio. Mas os alunos de cada sala não sabem quem é seu parceiro, pois o resultado do sorteio não é revelado aos participantes do jogo.

Cada aluno na sala 1 recebe $ 1000 para ser repartido entre ele e seu parceiro

desconhecido. Esse aluno da sala 1 deve propor um critério de repartição, ou seja, deve dizer quantos por cento dará a si mesmo e, portanto, quanto vai restar para o correspondente na sala 2. O mínimo que pode ser deixado para o aluno da sala 2 é $ 100 (10% do valor a ser repartido).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com