TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  11/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos da Economia

Professora Ms. Natalie Verndl

AVALIAÇÃO 2 (A2) CASE

MOVIMENTOS DO MERCADO

[pic 1]

Gestão de Recursos Humanos - Semipresencial

São Paulo

2020

Histórico do Programa

O MSN foi um programa de mensagens online, semelhante a um chat criado pela Microsoft Corporation nos anos 90, com a ideia de competir com ICQ e AOL Aim. A unificação com o Hotmail trouxe ótimo impacto no número de usuários, aumentando significativamente.

O programa contava com uma grande variedade de recursos para customização, mensagens de voz, chamada de vídeos, jogos, planos de fundo animados, função “chamar atenção”, entre outros. Em 2005 houve uma mudança no nome para Windows Live Messenger, mesmo não tendo esse nome reconhecido popularmente, seguiu com atualizações de versões do programa até 2011, quando a Microsoft comprou o Skype, o que pode ter levado a queda do MSN, já que em 2012 aconteceu a fusão entre Skype e MSN.

Em 2013, veio o anúncio da descontinuidade do programa que só ocorreu no Brasil em 2014. A marca MSN continuou viva, mas com serviços paralelos, como compras, previsão do tempo, até todos se tornarem aplicativos.

Fonte:https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/msn-messenger-12-anos-de-historia.html

Principais Concorrentes

Hoje os principais concorrentes são: Gtalk /ICQ e Facebook/Yahoo, Messenger e WhatsApp.

Fontes:https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/12/whatsapp-icq-msn-mensageiros-que-fizeram-sucesso.html

https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google-talk.html

Ciclo de vida do programa

A história do MSN teve início devido a guerra de navegadores, onde a Microsoft fazia parte, porém demorou para entrar na disputa da internet já que era o foco de crescimento do momento. Em 1995, saiu o sistema operacional Windows 95, então o grupo criou o The Microsoft Network, um serviço de internet discada, com login e acesso a e-mail, no mesmo dia que foi lançado domínio MSN.com. A ideia do MSN.com era ser uma página de internet como um guia de conteúdo.

Demorou até 1999, para o nascimento do Messenger, após diversas mudanças no MSN.com, como games, salas de chats, serviço de provedor e a compra do domínio do Hotmail, o @MSN virou domínio de e-mail. Com pouquíssimos recursos, surgia MSN Messenger.

Crescimento

O crescimento demandou muitas mudanças e investimentos, o MSN só teve real reconhecimento de mercado em 2001, quando foi lançada uma nova versão de interface e conversas por voz, junto veio uma versão simplificada o Windows Messenger, mas essa versão não durou.

 Em 2002 já existiam 75 milhões de usuários, no ano seguinte, uma nova atualização trouxe uma vasta quantidade de personalizações, como a opção de usar a webcam para chats em vídeo ou para criação de emoticons customizados, mantendo o serviço sempre atualizado. Uma nova versão em 2004 trouxe mais funcionalidade, dessa vez a mensagem de voz. Assim, e com muita publicidade veio o grande “boom” do programa de mensagens.

Maturidade

Houve um grande investimento em publicidade, inclusão de jogos, players de música entre outros recursos divertidos para cativar o público. Em 2005 o MSN passa a ser chamado de Windows Live Messenger. Ele passou a fazer parte do pacote Windows Live Essentials e era necessário escolher o que instalar depois do download, incluindo vários apps da Microsoft. No ano de 2009, no aniversário de 10 anos do Live Messenger, o serviço chegava à 330 milhões de usuários mensais. De 2009 a 2012, várias melhorias foram inclusas no Live Messenger como proteção contra spam, sons individuais, links na área de status, integração com as principais redes sociais Facebook, Flickr, YouTube, MySpace, entre outras. Em novembro de 2012, foi anunciado a fusão do Messenger para o Skype. Esse foi o começo do fim.

Declínio

No dia 09 de janeiro de 2013, a Microsoft comunicou o encerramento do programa com suporte até 15 de março do mesmo ano. O serviço permaneceu ativo somente na China Oriental que teve fim definitivo em 31 de outubro de 2014. O programa foi incorporado ao Skype.

Gráfico de Oferta e Demanda

[pic 2]

Conforme gráfico representado, o MSN atingiu uma marca expressiva de disponibilidade de serviços e com isso atingiu milhões de usuários. Porém, com a grande concorrência de serviços de internet e outros programas que vieram surgindo no mercado como o Messenger e o WhatsApp, o MSN perdeu uma grande quantidade de usuários que teriam que decidir sobre qual dos serviços iriam utilizar e a quantidade procurada para utilização dos serviços sofreu uma redução (D1), sendo assim, a curva de demanda deslocou-se para a esquerda e nesse primeiro momento a oferta não sofreu alteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com