TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETO NA LOGÍSTICA

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 11

 A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETO NA LOGÍSTICA

Resumo

Primeiramente consideramos os diversos projetos para o conceito de logística, em que o projeto de produto é utilizado para reduzir os custos em logística. Cada produto é criado com base em projetos para facilitar na embalagem e sua estocagem, com isso reduzindo os custos com transporte e armazenagem. O projeto do produto precisa obedecer as etapas da produção, para que a sua execução ocorra em paralelo, reduzindo os leads times de produção, levando a uma redução nos níveis de estoque e à maior capacidade de respostas diante de mudanças no mercado. A padronização é viável no compartilhamento do risco entre produto, com essas informações as companhias fazem previsões com mais eficiência. A integração dos fornecedores no processo de projeto de produto e desenvolvimento é extremamente necessário entre o projeto e a cadeia de suprimentos. A gestão na cadeia de suprimentos auxilia a customização em massa, esse processo envolve a entrega de uma ampla gama de produtos ou serviços customizados com rapidez e eficiência, a custos baixos. É de suma importância para a empresa pela as vantagens competitivas, a gestão eficaz da logística na cadeia de suprimentos é um aspecto crítico ao sucesso da customização.

Palavras-chaves: Logística. Produtos. Fornecedores. Cadeia de suprimentos.

                

Abstract

Fristly We consider various projects to the concept of logistics, in that the product designe is used to reduce costs in logistics. Each product is created based on projects to facilitate the packaging and its storage, thereby reducing the costs of transport and storage. The product design needs toobeythestagesofproduction, sothat its execution occurs in parallel, reducing the lead times ofproduction, leadingto a reduction in stock levelsandanincreasedabilityof responses in front ofchanges in themarket.

The standardizationisviable in thesharingofriskbetweenproduct, withtheseinformationscompaniesmakeforecastswith more efficiency. The integrationofsuppliers in processofproduct design anddevelopmentisextremelynecessarybetweentheprojectandthesupplychain. The management in thesupplychain helps thecustomization in mass, thisprocessinvolvesthe delivery of a wide range ofproductsorcustomizedserviceswithquicknessandefficiency, atlow cost. It isextremelyimportant for a companybythecompetitiveadvantages, theeffectivemanagement of logistics in thesupplychainis a criticalaspecttothesuccessofcustomization.

Keywords: Logistics, Products, Suppliers, Supply Chain.

1 INTRODUÇÃO        

Ao longo dos anos a logística vem assumindo um papel fundamental entre as diversas atividades dentro das organizações, papel este que a organização tem que desenvolver para que atinja seus objetivos.

A logística trabalha na criação do valor, no qual envolve todos aqueles que têm interesses, clientes e fornecedores. Esse valor é manifestado em termos de tempo e lugar. Os produtos e serviços precisam estar em poder dos clientes em tempo e lugar determinados. Uma boa administração em logística interpreta cada atividade na cadeia de suprimentos como [a][b]contribuinte do processo de agregação de valores, valor esse quando os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço, mais que o custo de colocá-lo ao alcance deles. A logística vem se transformando cada vez mais num processo indispensável na agregação de valores.

Desse modo, trata-se de um mundo cada vez mais complexo e competitivo, a função de gerenciar é vista com o desempenho de realizar tarefas no sentido de planejar, organizar e controlar os objetivos da empresa. Planejar é lidar com mudanças na organização, mensurar os objetivos e corrigir possíveis erros. Para um bom planejamento é indispensável ter uma visão dos objetivos da empresa e seus valores.

O papel do gerente de projetos dentro da empresa passou a ser uma competência estratégica indispensável para garantir sucesso nos objetivos traçados nas organizações, são habilidades essenciais como:

Organização, para economizar tempo nas tomadas de decisões;

  • Liderança, preservando a sinergia dos participantes do projeto;
  • Habilidades para estabelecer um processo de comunicação aberto e transparente com incentivo à troca de ideias e opiniões;
  • Poder de negociação, para garantir satisfação dos stakeholders nos acordos, se antecipar;
  • Saber mapear os possíveis riscos, propondo soluções, agindo quando necessário na resolução dos problemas sempre persistindo numa solução eficiente, liderando a equipe rumo ao sucesso.

Com base nessas habilidades consideram-se as palavras de Carvalhal (2004):

Se gerenciar é administrar e liderar, pode-se considerar que a negociação é um instrumento inseparável do cotidiano dos gestores, sejam eles líderes de equipes e projetos, atuando no campo dos processos ou de pessoas. A transformação de problemas e conflitos, potenciais ou reais, atenuados ou solucionados, assim como o aproveitamento de oportunidades em estado latente fazem parte do núcleo da missão gerencial.

2 OBJETIVOS

GERAL

O objetivo desse ensaio e observar como a logística se comporta dentro das organizações, comparando e observando como vem evoluindo e assumido um papel importante para o desenvolvimento das mesmas.[c]

Segundo Hong (2010, p.3) O gerenciamento logístico engloba, portanto, os conceitos de fluxo de compras de matérias-primas, operações de produção e transformação, controle de matérias e processos, bem como produtos acabados, compreendendo também todo o gerenciamento de transporte e distribuição de produtos destinados a vendas, desde depósitos intermediários até a chegada dos produtos aos consumidores finais.

ESPECÍFICOS

No mercado altamente competitivo, as metas [d]nos processos da cadeia de suprimentos é um dos objetivos da logística, métodos que venham a conduzir a organização para o objetivo mundial, com o propósito de criar um mix de atividades logísticas, trazendo lucro em menos tempo. Para Ballou (2006, p.43) Para atingir tais metas o projeto precisa passar por duas situações:

  1. O impacto do processo no sentido de contribuição de rendimentos;
  2. O custo operacional e o capital.

É importante que o especialista logístico conheça previamente a receita gerada em melhorias na qualidade dos serviços ao cliente, está receita não é previsível, porém o nível é estabelecido num valor alvo, suportado por todas as partes envolvidas. Diferente dos lucros os custos logísticos geralmente são vistos com mais precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com