TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

1 - EXPLIQUE COMO FUNCIONA A ECONOMIA DE MERCADO.

        Economia de mercado é um sistema economico em que os agentes economicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferencia governamental. É um sistema tipico da economia capitalista.

        A economia de mercado e um dos pilares apoiados por economistas que defendem o liberalismo economico e o neoliberalismo.

2 - O QUE É A LEI DA ESCASSEZ?

        De um lado, as necessidades das pessoas são ilimitadas (o ser humano sempre quer mais) e, de outro, os fatores disponíveis para a produção de bens e de serviços, que satisfaçam essas necessidades, são limitados. Não existem na quantidade que seria desejável.

3 - O OBJETIVO E O METODO DA ANÁLISE ECONÔMICA.

        Para a Análise economica, a economia é a ciencia que estuda a atividade produtiva, focalizando estritamente os problemas materias escassos para a produção de bens, ou seja, é a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a escassez material. Segundo base na teoria populacional de Malthus, " a população cresce em progressão geómetrica e os alimentos crescem em progressão aritimética".

4 - EXPLIQUE O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA

        O problema da economia se definem em "Lei da escassez", que conforme explicado no exercício  sobre a lei da escassez.

5 - COMO A ANÁLISE ECONÔMICA DECIDE O QUE E PARA QUEM PRODUZIR?

O QUE PRODUZIR: A sociedade terá de escolher, indentificar as necessidades e a quantidade de bens disponíveis, quais produtos serão produzidos.

PARA QUEM PRODUZIR: A sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção, ou seja, como será distribuida a renda na sociedade.

6 - EXPLIQUE A CURVA DE PROBABILIDADE DE PRODUÇÃO.

        Imaginando que nossa economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores disponiveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obitida a quantidade de 10 milhões de toneladas de alimentos.

        Naturalmente , nessas circunstâncias, não seria obitida uma unica peça de vestuário. Por outro lado se todos os fatores disponíveis fosses alocados na produção de roupas, poderiam ser obtidas 20 milhões de peças de vestuário.

7 - EXPLIQUE O MÉTODO DA ANÁLISE ECONÔMICA

        O método da análise econômica é a lógica formal; Ela consiste em uma investigação das categorias e princípios atrávez dos quais pensamos sobre as coisas, do ponto de vista apenas da estrutura formal desse pensamento, da abstração feita do seu conteúdo.

8 - EXPLIQUE COMO É A VISÃO DA SOCIEDADE PARA A ECONÔMIA POLÍTICA.

        Fruto do pensamento crítico, a Economia Política foi desenvolvida nos estudos de Karl Marx e Friedrich Engels. Esta visão compreende o estudo da filosofia alemã, do socialismo francês e da economia política inglesa. A economia política se baseia na compreensão da evolução do processo histórico da humanidade.

9 - CONCEITUE: INFRAESTRUTURA, SUPERESTRUTURA E MODO DE PRODUÇÃO.

SUPERESTRUTURA - Conciência, Ideologia, Estado, Leis, Partidos Políticos, Justiça, Moral, Religião, Cultura, Costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com