TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO DIREITO AMBIENTAL

Por:   •  7/6/2017  •  Ensaio  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO DIRITIGO DE DIREITO AMBIENTAL

(MANUSCRITO – 10 PONTOS  - ENTREGAR DIA PROVA FINAL)

01-O que é Direito Ambiental?

CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E NORMAS que têm o objetivo de REGULAR AQUELAS ATIVIDADES HUMANAS CAPAZES DE AFETAR DIRETA OU INDIRETAMENTE A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE GLOBALMENTE CONSIDERADO, tendo em vista a sustentabilidade das presentes e futuras gerações.

02-Defina o Conceito de Meio Ambiente?

compreendia-se o meio ambiente como o ecossistema (fauna, flora) elementos naturais.Hoje, tutela a cultura e o social também (saneamento básico)Permitir que os povos atuais se desenvolvam e progridam sem prejudicar as gerações futuras

03-O que é o Dano Ambiental e quais são as suas características?

Toda e qualquer externalidade produzida pelo homem em sua interação com a natureza, em especial quando os prejuízos forem superiores aos benefícios.

 dispersão das vítimas - se caracteriza pela pulverização  de vítimas. A lesão ambiental afeta sempre e necessariamente, uma pluralidade difusa de vítimas (acidente de Tchernobyl, em que milhares ou até milhões de pessoas foram e são afetadas).

. dificuldade de reparação - por exemplo, o desaparecimento de uma determinada espécie ou a degradação de um ecossistema raro, isto quer dizer que, por maior que seja a quantia em dinheiro ou por mais custosa que seja a reparação, jamais teremos aquela espécie de volta ou a integridade e a qualidade daquele meio afetado.

Por mais custosa que seja a reparação,jamais se reconstituirá a integridade ambiental ou a qualidade do meio que for afetado.

Por isso, indenizações e compensações serão sempre mais simbólicas do que reais, se comparadas ao valor intrínseco da biodiversidade, do equilíbrio ecológico ou da qualidade ambiental plena.

. dificuldade de mensuração - dificuldade de se alcançar até onde e até quando se estendem as seqüelas do estrago.

Assim, o meio ambiente, além de ser um bem essencialmente difuso,possui em si valores intangíveis e imponderáveis que escapam às valorações correntes (principalmente econômicas e financeiras).

. dano transfronteiriço - O meio ambiente não conhece fronteiras. O o atentado ao ambiente que se produz num Estado tem repercussões sobre o território de outros Estados e nos espaços internacionais.

Temos como exemplo, a poluição atmosférica não se confina às fronteiras terrestres do Estado, como o testemunha de maneira particularmente dramática o acidente de Chernobil de 1986 que continua a fazer sentir os seus efeitos em numerosas partes da Europa.

04-Quais  são os princípios do Direito Ambiental? Explique-os.

a) Princípio do Desenvolvimento Sustentável: impõe uma harmonização entre o desenvolvimento social e a proteção do meio ambiente.

Tripé: Eficiência econômica; Justiça social; Harmonia ecológica.        

b) Equidade Intergeracional: as futuras e presentes gerações tem os mesmos direitos quanto ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Quota parte entre as gerações.

c) Princípio da Responsabilidade Objetiva e da Reparação Integral: impõe o dever de qualquer pessoa responder integralmente pelos danos que causar ao Meio Ambiente, independentemente de provas de culpa ou danos.

d) Princípio do Poluidor-Pagador: aquele que degradar o meio ambiente deverá arcar com os custos para restaurar o meio ambiente.

* Repressivo: é aquele que poluir tem que reparar o dano.        

* Preventivo: impõe a internalização das “externalidades negativas”.

   e) Princípio do Usuário-Pagador: Você usou você tem que pagar

                 Ex.: Consumo de água.

        f) Princípio da Prevenção: impõe à coletividade e ao Poder Público a tomada de         medidas prévias para garantir o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado para os presentes e futuras gerações.

        g) Princípio da precaução: é a incerteza científica se dada atividade causará Dano ao

        Meio Ambiente.

        Risco INCERTO, porém há GRANDE risco c/ grandes consequências a partir do dano.

        h) Participação Cidadã: impõe à coletividade (além do         Estado) o dever de garantir e         participar da proteção do Meio Ambiente. O princípio cria deveres (preservar o meio         ambiente) e direitos (participar de órgãos colegiados e audiência pública, por         exemplo).            Art.425 CF

        i) Princípio da informação: todas as pessoas têm direito a todas as informações         relativas à proteção preventiva e repressiva, do Meio Ambiente.

        O empresário precisa trazer informação à sociedade.

        j) Princípio da Educação Ambiental: impõe a educação ambiental em todos os níveis de         ensino, bem como, a conscientização para proteção ao meio ambiente. Art. 225, CF.

        k) Princípio da Cooperação: não só um Estado, isoladamente, mas todos, envolvendo         suas         populações, solidarizem-se na proteção do meio ambiente.

05-Como é Realizada a Competência Concorrente em matéria ambiental?

repartição vertical)

todos os entes da federação (menos Município) podem legislar sobre direito ambiental.

- se caracteriza pela possibilidade de União, Estados, e Distrito Federal disporem sobre o mesmo assunto ou matéria, sendo que a União caberá legislar sobre normas gerais.

- a União edita normas gerais e os Estados e o Distrito Federal deverão suplementar estas normas gerais para atender aos seus interesses regionais (forma simultânea)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com