TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Economia

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

EXERCÍCIOS – TEMA 5

- Disciplina: Introdução à Economia – Prof. Dyego Arruda

- Nome da/o aluna/o: Caio Silva de Azevedo

- Data da entrega do exercício:05 /01/2021

(1) De que modo o governo pode influenciar na configuração da economia? Justifique a sua resposta.

O governo é o órgão principal de um país e ele influencia muito na economia, pois ele tem o poder de ditar muitas regras do jogo. Ele pode estabelecer preços máximos e mínimos de bens e serviços, isso normalmente acontece quando ele entende que o preço praticado é injusto para o vendedor ou comprador, se um governo estabelecer um preço máximo maior que o praticado no mercado não mudará o equilíbrio, mas caso ele aplique um preço máximo menor que o equilíbrio de mercado isso vai causar um desequilíbrio e gerará escassez. Caso o governo aplique um preço mínimo menor que o equilíbrio de mercado isso não afetara o equilíbrio, mas se um governo estabeleça um preço mínimo maior que o equilíbrio isso fara com que diminua a oferta e sobrem produtos já que a empresa não pode baixar os preços para se desfazer. O governo também pode estabelecer impostos, os impostos servem para bancar os gastos públicos como os da educação, saúde e defesa, etc. quando o governo estabelece um imposto em um certo produto, ele afeta tanto compradores e vendedores, pois compradores passam a pagar mais pelo produto e vendedores passam a recebem menos. Os impostos também desencorajam atividades do mercado. Assim podemos dizer que a economia é regida pela lei oferta e demanda e demanda e pelas leis do governo.

(2) O que são externalidades? De que forma o governo pode influenciar na economia, caso ela apresente externalidades negativas? Justifique a sua resposta, inclusive, considerando o contexto da pandemia de Covid-19 e as externalidades negativas que surgiram ante à essa conjuntura de crise sanitária e social.

Externalidades são as consequências da ação de terceiros que acaba recaindo sobre alguém, as externalidades podem ser positivas por exemplo, a popularização do trabalho e do estudo em casa, é certo que muitas empresas continuarão no “home office” após o fim da crise, outra externalidade positiva é  o grande avanço da medicina e na produção de vacinas, pelo grande investimento nessas áreas depois do início da pandeia de COVID-19, além das positivas existem as externalidades negativas como a grande crise econômica que o país enfrenta devido à crise sanitária que gerou um aumento das taxas de desemprego durante a pandemia. O governo para amenizar essas externalidades criou diversos auxílios econômicos para pessoas como o auxílio emergencial e para empresas como facilitação a empréstimos e linhas de créditos. O governo deve sempre tentar combater as externalidades negativas e para isso ele pode criar normas, leis, regulamentações e cobrar impostos maiores de quem causa externalidades negativas (imposto de Pigou) isso para amenizar as externalidades negativas.

.  

(3) O que são bens públicos? Por que os bens públicos não são passíveis de serem “precificados”? Justifique a sua resposta.

Bens públicos são bens não rivais e não excludentes, por exemplo a praia, ninguém pode ser proibido de ir à praia e o fato de uma pessoa ir à praia não impede outra de ir. Um bem público não é passível de ser precificado, pois são na maioria bens essências e previsto em lei sua gratuidade, além disso eles estão presentes de forma abundante como a praia, lagos e montanhas. A carência de preço dos bens públicos pode acabar gerando um abuso ou mal-uso do bem como por exemplo a poluição da praia, sendo assim função do poder público tomar conta dos bens da sociedade e tomar medidas de proteção aos bens como conscientização da população para não descartar lixo na praia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (337.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com