TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Economia

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

1) “Dinheiro na mão de rico vale mais”. Concorda ou discorda? Argumente.

Discordo. Para quem ganha, digamos, um salário mínimo, um aumento de 200 reais tem muito mais utilidade do que um aumento do mesmo valor para quem ganha 10.000 reais. No primeiro caso, os 200 reais vão para compra de itens importantes, que não eram comprados por falta de renda, como uma roupa quente para o inverno, por exemplo. No segundo caso, 200 a mais por mês faz com que a pessoa escolha uma academia de ginástica um pouco melhor, compre uma bolsa melhor, por exemplo.

2) “Políticas públicas justas são aquelas escolhidas sob um véu de ignorância de quem venhamos ser na sociedade”. Explique com suas palavras.

A ideia é que se não sabemos onde estaremos na sociedade, nossa tendência na hora de escolher as regras regendo o funcionamento dessa sociedade, é escolher regras “justas”, ou neutras. Por exemplo, se não sei se nascerei branco ou negro, meu voto é por uma sociedade sem racismo.

3) Considere 2 economias. Em Terralândia, as rendas das pessoas são $ 20, $18, $45, $ 18 e $ 50. Em Cidadópolis, as rendas das pessoas são $ 8, $ 13, $ 65, $22 e $ 50. Pede-se:

A) Faça os gráficos de Gini das 2 economias.

B) Qual economia é mais desigual? Explique.

Gini: Terralandia e Cidadopolis

A distribuição de renda é pior em Cidadopolis. Isso porque, partindo do mais pobre, a renda acumulada até um certo percentual da população, seja ele qual for é sempre menor em Cidadopolis que em Terralandia.

4) Explique os principais problemas dos mercados de seguro.

O principal problema é o perigo moral que ocorre após o negócio ser fechado, por exemplo, o dono de um carro após comprar a apólice de um seguro passa a ter menos zelo pelo seu carro, pois em casos de acidentes, roubos e danos o seguro cobre os gastos após ser pago o valor da franquia. E isso faz com que o dono não tenha tanto cuidado assim como evitar brigas em trânsito, evitar estacionar na rua ao invés de estacionamentos particulares, evitar lugares “perigosos” que pode ser roubado, etc.

5) Em alguns países, os programas de aposentadoria cumprem também o papel de distribuir renda dos mais ricos aos mais pobres. O que acha da ideia. Comente.

Está não é a maneira correta de ser acabar com a desigualdade, pois desta forma continua se diferenciando as pessoas pobres das ricas. A maneira correta seria investir na melhor educação possível desde que as crianças entram na escola, para que desta maneira elas aprendam desde cedo a seguir uma profissão e ter mais habilidades para assim crescer na vida e se tornar alguém de classe superior.

6) “Programas assistenciais não devem ser empregados, pois não fornecem incentivos para as pessoas buscarem melhorias”. Você concorda ou discorda? Argumente.

Discordo. Programas sócias são bons para a sociedade ao todo pois aumentam a inclusão social e reduz a desigualdade. Programas sócias criam condições para que possam de baixa renda melhorem suas vidas através do acesso a serviços públicos de saúde, educação, entre outros aproveitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com