TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Economia

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 2

Questões para revisão

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas ?

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

3. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?

4. Qual a diferença entre Lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?

5. Explique sucintamente quais as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.

Respostas

1-  Os mercantilistas acreditavam que a riqueza era associada com a acumulação de bens, no caso deles, metais preciosos e para eles quanto mais uma nação acumulava mais poderosa ela se tornaria em relação as demais. Para os fisiocratas que se opunham aos mercantilistas afirmam que a riqueza era procedente da terra, agricultura, para eles a agricultura era o único modo de gerar riqueza proporcionando grandes lucros.

2-  Adam Smith, também conhecido como pai da economia. Adam propôs a ideia do liberalismo econômico, para ele o Estado não deveria intervir no desenvolvimento da economia privada, ele acreditava que o desenvolvimento de uma nação se origina do crescimento econômico e da divisão de trabalho, no qual garante a redução dos custos de produção e a baixa no preço das mercadorias, apoiava também a ideia de riqueza ser um fluxo (aplicação).

3- É uma teoria de autoria do economista clássico David Ricardo. Ela explica sobre o comércio, no qual cada uma das partes é mais produtivas em determinada fabricação de bens em seu país, um país vai ter destaque em um setor produtivo apresentando vantagem sobre o outro e vice-versa, podendo estabelecer assim uma relação comercial sem restrições, permitindo que cada país se especialize na produção de bens onde apresenta vantagens comparativas.

4- A lei de Say diz que a oferta cria sua própria demanda, através da dinâmica econômica que se da sob a ordem de produção, tudo que for produzido vai gerar uma demanda de absorção. Aumentando a produção gera mais empregos, e com mais empregos aumenta o nível de renda da população, aumentando assim o consumo da população, o que ocasiona em um círculo vírtuoso de geração de renda e emprego. Já o princípio keynesiano orienta o papel do Estado na regulação do mercado, cabendo a ele o controle lógico do mercado, apresentando assim um papel ativo na economia. Apoia uma política pública forte e coerente para distribuição de renda e o progresso econômico, Keynes percebeu que nem sempre o mercado funcionava de acordo com a “lei de Say”, ele usou como exemplo a crise de 1929 onde não havia emprego para todos mesmo com a redução dos sálarios, pois os produtos não tinham demandas. Gerando assim um círculo vicioso: baixa demanda -> trabalhadores demitidos, população com menor poder de compra -> demanda cai -> mais trabalhadores demitidos. Portanto Keynes propôs o princípio da demanda efetiva, por meio de uma política expansionista baseada na criação de empregos e aumento de gastos públicos, para que houvesse demanda e consequentemente o aumento da oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com