TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Economia

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

ECONOMIA

Parte 1 - Introdução à Economia

  1. Conceito de Econômia

A palavra economia vem do grego oikos(casa) e nomos (norma, lei). Na gênesis da coisa, seria a “administração da casa”, que pode ser generalizada como “administração do bem público”. Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduoe a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a disseminar entre as diversas pessoas e grupos dasociedade, a fim de satisfazer aquilo que for imperativo para cada ser humano.

Logo, trata-se de uma ciência social, já que objetiva atender às precisõeshumanas. Todavia, depende de reservas físicas, provocadas pela escassezde recursos e soluções produtivas (mão-de-obra, capital, terra, matérias-primas).

Posso dizer que o objeto de estudo da matéria ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.

A escassez surge em virtude dasilimitadas necessidades humanas e dapouca reserva física de recursos.Se não fosse a escassez de recursos, não haveria necessidade de analisarmos questões como inflação e etc e, certamente não haveria a obrigação de se estudar Economia.

  1. A escassez e os problemas econômicos fundamentais

As sociedades, independente do tipo de organização econômica ou regime político, fazem opções imperativas, já que os recursos não são abundantes. Logo essas sociedades precisam tomar decisões, do tipo: O QUE E QUANTO, COMO e PARA QUEM produzir:

O QUE E QUANTO produzir: a sociedade deve decidir se produz mais bensde consumo ou bens de capital.

COMO produzir: trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizadosmétodos de produção capital-intensivos? ou mão-de-obra-intensivos? ou terra-intensivos? Essa decisão depende da disponibilidade de recursos de cada país.

PARA QUEM produzir: a sociedade deve decidir quais os setores que serão favorecidos na distribuição dos bens.

Então podemos resumir da seguinte forma: temos necessidades humanas ilimitadas vs produção limitada. Logo teremos produtos escassos. Assim precisamos escolher o que produzir e para quem.

  1. Organização econômica – sistemas econômicos

A organização econômica revela como a sociedade resolve seus problemas econômicos fundamentais. Há duas formas principais de organização econômica:

• economia de mercado (ou descentralizada);

• economia planificada (ou centralizada).

Podemos dizer que atualmente todos os países possuem algum tipo de economia de mercado. Logo, podemos afirmar que a organização econômica érealizada a partir de algum sistema intermediário entre essas duas formas, ajustandoa atuaçãocomercial com a interferência do governo.

  1.  Funcionamento de uma economia de mercado

As economias de mercado podem ser analisadas por dois sistemas:

• sistema de concorrência pura (sem interferência do governo);

• sistema de economia mista (com interferência governamental).

  1. Sistema de concorrência pura

Num sistema de concorrência pura ou perfeitamente competitivo, predominao laissez-faire: os produtores e os consumidores resolvem os problemas econômicos fundamentais e sem a necessidade de intervenção do governo. Isso se torna possível mediante o chamado mecanismo de preços:

• havendo grande oferta ou pouca demanda, formar-se-ão estoques nas empresas, que vão diminuir seus preços para escoar a produção

• havendo excesso de demanda ou pouca de oferta, formar-se-ão filas, com concorrência entre consumidores pelos poucos bens disponíveis, assim o preço tende a aumentar.

Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos, no sistema de concorrênciapura, da seguinte forma:

• o que e quanto produzir: os produtores decidirão o que e quantoproduzir de acordo com o preço dos bens e serviços. Assim, aquele bem ou serviço cujo preço (rentabilidade) for maior será aquele cuja produção aumentará;

• como produzir: é resolvido no âmbito das empresas;

• para quem produzir: é decidido no mercado de fatores de produção (pelo encontro da demanda e oferta dos serviços dos fatores de produção). Para quem produzir é uma questão distributiva, ou seja, quem ou quais setores serão beneficiados pelos resultados da atividade produtiva.

IMPERFEICOES DO SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA

As críticas mais comuns a esse tipo de sistema econômico são as seguintes:

A. trata-se de uma grande simplificação da realidade;

B. os preços nem sempre flutuam livremente ao sabor do mercado, em virtude de fatores como:

• força dos sindicatos;

• poder dos monopólios e oligopólios sobre a formação de preços no mercado;

• intervenções do governo, como: política salarial; fixação de preços mínimos; congelamento e tabelamento de preços; política cambial;

C. o mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos.

D. o mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda.

  1. Sistema de mercado misto: o papel econômico do governo

No final do século XIV, predominava um sistema de mercado muito próximo da concorrência pura. Já no século XX, quando se tornou mais presente aforça dos sindicatos e dos monopólios e oligopólios, associada a outros fatores,como ao desenvolvimento do mercado de capitais e do comércio internacional,a economia tornou-se mais complexa e revelou que o mercado, sozinho, não garante que a economia operesempre com pleno emprego de seus recursos, evidenciando a necessidade deuma atuação mais ativa do setor público nos rumos da atividade econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com