TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Economia

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitue a função Demanda. De que variáveis depende a demanda de uma mercadoria?

R: Quantidade de certo bem ou serviço que a sociedade deseja adquirir num determinado período de tempo. Ela depende de variáveis que influenciam o consumidor na hora da compra desses bens ou serviços, como: seu Preço; Preço de outros bens; Renda do consumidor; Preferências e hábitos do indivíduo.

Conceitue Equilíbrio de Mercado.

R: Situação no mercado em que a um determinado preço toda a quantidade ofertada vai ser também demandada, portanto não haverá excesso ou escassez nem de demanda nem de oferta.

Quais os tipos de imposto? Conceitue e exemplifique cada um deles.

R: Os impostos podem ser Indiretos: são os impostos calculados sobre o consumo ou sobre vendas. Por exemplo, Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Ainda sobre imposto indireto existem dois subgrupos que são Imposto Específico, onde o valor do imposto é fixo independente do valor da unidade vendida; e o Imposto Ad valorem, que é um percentual aplicado sobre o valor da venda. O outro tipo de imposto é o Imposto Direto: que é sobre a renda e patrimônio. Por exemplo, Imposto de Renda (IR).

Quais fatores influenciam a elasticidade-preço da demanda?

R: Existência de bens substitutos, quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, ou seja, se o preço do bem variar para cima, os consumidores optam pelo bem substituto provocando uma queda na sua demanda mais que proporcional à variação do preço.

Essencialidade do bem, dada a essencialidade do bem, sua demanda será pouco sensível à variação de seu preço, será portanto um bem de demanda inelástica.

Importância do bem quanto ao gasto no orçamento total do consumidor, quanto maior o gasto com determinado bem em relação ao orçamento total, mais sensível será o consumidor às variações de preço desse bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com