TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Economia

Por:   •  18/9/2015  •  Seminário  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

  1. Diante do problema econômico (a escassez), o que significa as perguntas básicas:

a) O que produzir? Quanto produzir?

b) Como produzir?

c) Para quem produzir? Quais serão os canais de distribuição?  

2. Sobre o estudo da economia, leia as frases abaixo:

I. Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar)”.

II. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

III. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas nos campos social, político e econômico.

Portanto:

  1. As frases I, II e III estão corretas.
  2. As frases II e III estão corretas.
  3. Apenas a frase I está correta.
  4. As frases I e III estão corretas.
  5. As frases I, II e III estão incorretas.

3. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) Os sistemas econômicos existem para administrar e reduzir a escassez.

b) Sistemas econômicos são definidos como a forma na qual a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços e através destas relações pode buscar solução para as questões fundamentais da economia.

4. “É um problema econômico. Ela existe, pois os recursos disponíveis na natureza, que são finitos, não são suficientes para atender as necessidades humanas, que são crescentes e infinitas”. A que estamos nos referindo?  

 

5. A questão da escassez é um problema apenas das sociedades capitalistas? Justifique.

6. Pobreza significa a mesma coisa que escassez?

7. O que é mercado?

8. Quais são os chamados fatores de produção?

9. Quem representa as denominadas unidades de produção?

10. Quais são as instituições que contribuem para a organização e funcionamento do sistema econômico?

11. Qual é a principal característica de uma economia de mercado?

12. Qual é a principal característica de uma economia de mista?

13. Qual é a principal característica de uma economia planificada?

14.  As características abaixo relacionadas são referentes aos países com sistema econômico capitalista ou socialista?

a) Nela pode existir a economia de mercado ou a economia mista.

b) A existência da propriedade estatal dos meios de produção. 

c) Existência de um órgão central (governo) que controla produção, distribuição e consumo na sociedade onde se encontra.

d) Existência da propriedade privada dos meios de produção.

e) A existência da busca pelo poder econômico gera divisões nas classes sociais.

15. Quais são os tipos de bens produzidos em uma economia? Explique cada um deles.

16. (UFSCAR) No bojo da Globalização, entendida como processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re) construção de múltiplos espaços: em escala planetária e que exercem enorme influencia sobre os sistemas econômicos onde estão inseridas.  De acordo com o texto e associando seus conhecimentos obtidos com o vídeo “ História das coisas”, apresente três fatores que influenciam na localização das multinacionais.

  

17.  (UFPA) O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais. Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que
a) Há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
b) O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.
c) A dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.
d) A reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva.
e) Há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais. 

18. (UFRRJ) Nestes tempos de globalização econômica, a China chama a atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos "socialismo de mercado". Apresente duas razões que justifiquem a utilização do termo "socialismo de mercado" para definir a situação chinesa.

19.  (UERJ) “O atual processo nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. (...) Só que agora essa expansão - e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra. ( ...) A farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos “executivos generais”. As novas armas são agilidade e eficiência. (...) (Eustáquio de Sene, Igor Moreira. Geografia: Espaço Geográfico e Globalização. S. Paulo: Scipione, 1998) Dois fatores que explicam o caráter de agilidade nessa nova expansão capitalista, em que o poder é exercido também pelo mercado, são:
a) Comércio diversificado de produtos agrícolas – privatização do setor de serviços
b) Expansão na circulação de mercadorias – recuo das migrações internacionais
c) Controle de informações – produtividade ampliada das empresas estatais
d) Avanço nos meios de comunicação – desenvolvimento dos transportes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com