TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Economia

Por:   •  23/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Economia – Seções 1 e 2

Tradeoffs

Tradeoff é uma expressão que define uma escolha conflitante, ou seja, para conseguirmos algo que queremos é preciso abrir mão de outra coisa. Isso também acontece quando uma ação econômica que visa a resolução de algum problema acaba acarretando outros. Um dos tradeoffs que a sociedade enfrenta é entre a eficiência (obter o máximo de recursos escassos) e igualdade (distribuir igualmente esses recursos). Uma economia é eficiente quando usa todas as oportunidades de melhorar a situação de alguns sem piorar a situação de outros.

Escolha Individual

Tudo o que decidimos fazer resulta de uma escolha individual, na qual decidimos o melhor para nós. Por outro lado, essas escolhas são impostas pelas restrições, e pelas situações nas quais enfrentamos, ou que um país ou uma empresa enfrentam. Sendo assim, as restrições delimitam as opções que temos em relação à escolha, e as consequências dessa escolha poderão trazer resultados desejáveis ou não.

Nós reagimos a incentivos

Os incentivos dizem respeito ao nosso modo de agir, e são essenciais para analisar o funcionamento do mercado, através disso podemos estudar o comportamento do consumidor, de empresas e do país. Por exemplo quando há o aumento de preço, automaticamente iremos comprar um produto mais barato, ou vamos deixar de comprar algo para levar esse produto. Além de preços há diversos outros fatores que alteram o nosso comportamento.

Fonte: GUIMARÃES, Bernardo; GONÇALVES, Carlos Eduardo. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

KRUGMAN, Paul; WELLS, Robin. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Thomson, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com