TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Econômia

Por:   •  22/6/2017  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA SOBRE O GRUPO MATARAZZO

Em  1891, Francisco Matarazzo cria a Companhia Matarazzo S.A., que contava com 41 acionistas minoritários, sendo eles em sua maioria imigrantes italianos. A principal atividade da empresa era a importação de farinha de trigo e algodão dos Estados Unidos.

Meados de 1898, devido a Guerra Hispano-Americana, a importação de farinha ficou comprometida. Assim, a empresa passou a produzir farinha no Brasil. No ano de 1900, obteve ajuda crédito do banco inglês The London and Brazilian, assim construiu um moderno moinho de vento em São Paulo, maior unidade industrial da cidade de São Paulo na época.

Logo depois, o grupo começou a produzir também as latas de embalagem, abrindo uma metalúrgica e uma tecelagem de algodão a partir da seção de sacaria do moinho.

Em 1911, são fundadas as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), uma sociedade anônima.

Em 1920 foi inaugurado o complexo industrial da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, em uma área com 100 mil metros quadrados. Local caracteriza-se por suas imensas chaminés de tijolos, que podiam ser avistadas há centenas de metros de distância. Este foi o primeiro parque industrial paulista com noção verticalizada de produção.

Durante os anos 30, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo tinham um imenso faturamento. Os produtos do conjunto industrial eram presentes no dia a dia de quase todos os brasileiros. A receita da IRFM era menor apenas do que a do Governo Federal, do Departamento Nacional do Café e do Estado de São Paulo. 

 Francisco Matarazzo,  morre em 1937, este, chegou a possuir a quinta maior fortuna do mundo, com patrimônio estimado em 20 bilhões de dólares atualmente. Desta forma, o grupo foi assumido por Francisco Matarazzo Júnior. Ele ficou 40 anos no comando, e neste tempo expandiu ainda mais os ramos de produção das indústrias, inaugurando uma nova era.

Na década de 60 novas fábricas são abertas, como perlon, fibras sintéticas, laminados plásticos e fibra de café solúvel. Entretanto, as Indústrias Matarazzo começam a sentir os primeiros sinais de seu declínio. 

Em 1969, a pressão das empresas multinacionais, que possuíam técnicas de administração e publicidade avançadas, começa a afetar as vendas da IRFM. No fim deste ano a empresa tem o primeiro balanço negativo de toda a sua história.

Em 1977, morre Francisco Matarazzo, após 40 anos sob o comando das IRFM. Quem assume é Maria Piá Esmeralda Matarazzo, com 32 anos de idade. As Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo ainda eram o maior conglomerado empresarial do país, e Maria decide concentrar a produção nos ramos de maior sucesso: papel, químico e álcool

Ela faz uma reforma administrativa e começa a desativar antigas unidades que eram deficitárias. Em 1981 todo o setor têxtil da IRFM é vendido para a empresa Cianê. Entre 1981 e 1983, a situação só piora. Maria enfrenta uma disputa de poder com os irmãos e a arrecadação cai ainda mais, motivada por seguidos abalos na economia.

 No ano de 1983 o grupo tenta fazer um acordo com 27 empresas para evitar a falência, mas o mesmo é suspenso pela justiça após dois anos. Afundada em dívidas devido a empréstimos não saldados, a IRFM tem vários prédios penhorados, incluindo todo o parque industrial da Água Branca. Em 1990, todo o complexo químico, localizado em São Caetano do Sul é desativado. Após dois anos, com a IRFM à beira da falência, Maria Matarazzo, abre mão do controle das principais empresas do grupo como as Cerâmica Matarazzo, Matarazzo Papéis e Matarazzo Embalagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com