TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Macroeconomia

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Para entender a Macroeconomia precisamos saber o que ela é, qual sua definição, sua área de atuação, seus conceitos, Bacha e Lima (2006), dizem que “A macroeconomia observa a economia como um todo, ou seja, ela tem uma visão telescópica da economia”, a partir dessa citação entendemos que, diferente da Microeconomia que estuda o comportamento das unidades de consumo, a oferta e a demanda, a elasticidade, a curva de possibilidade de produção, entre outros aspectos do consumidor, a macroeconomia abrange uma área maior dentro da economia.

Segundo Abel, Bernanke e Croushore (2008), a macroeconomia é “o estudo da estrutura e do desempenho das economias nacionais e das politicas que os governos utilizam para tentar influir no desempenho econômico.”, ou seja, são estudas que visam a melhoria da economia no país, fazendo previsões a longo prazo para tentar solucionar os problemas que surgem ao longo dos anos.

A macroeconomia ajuda a responder perguntas como: “o que determina o crescimento econômico de longo prazo de um país?”, “o que leva a atividade econômica do país a flutuar?”, “o que provoca o desemprego?”, “o que faz os preços subirem?”, “como as economias nacionais são afetadas por fazerem parte de um sistema econômico global?”, “as políticas governamentais podem ser usadas para melhorar o desempenho econômico do país?”. (ABEL; BERNANKE; CROUSHORE, 2008)

A partir destas perguntas, a macroeconomia gera soluções para resolver estes questionamentos, faz estudos e pesquisas que conseguem dar os resultados e fazer previsões metas para o futuro, como por exemplo, aumentar os empregos, estabilizar preços, entre outros.

Sua estrutura é composta por cinco mercados, o mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado monetário, o mercado de títulos e o mercado de divisas, que servem para determinar o nível de produção com o nível de preço, determinar a taxa salarial, analisar a demanda e a oferta da moeda pelo Banco Central e suas taxas de juros, analisa os consumidores superavitários e os deficitários, que possuem gastos inferiores ou superiores a sua renda e, para cuidar das entradas e saídas das exportações.

Concluindo, a Macroeconomia auxilia na tomada de decisão dos gestores, pois quando existe o conhecimento do que está acontecendo fora da empresa, fica mais fácil fazer a escolha certa. Dentro das empresas o gestor depende da Macroeconomia para ter base em qual salário vai pagar seus funcionários, quanto a moeda está valendo no mercado para saber o valor do seu produto, bem como sua exportação. Cabe ao profissional de secretariado executivo manter o gestor informado das mudanças diárias que ocorrem e auxiliar na tomada de decisão.

Referências

BACHA, Carlos José Caetano; LIMA, Roberto Arruda de Souza. Macroeconomia: Teorias e Aplicações à Economia Brasieleira. Campinas, Sp: Alínea, 2006. 397 p.

ABEL, Andrew B.; BERNANKE, Ben S.; CROUSHORE, Dean. Macroeconomia. 6. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008. 457 p.

PORTAL EDUCAÇÃO. Definição de Micro e Macroeconomia. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/54969/definicao-de-micro-e-macroeconomia> Acesso em 10 set.2015 – 23h41min.

BRASIL ESCOLA – ECONOMIA E FINANÇAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com