TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSOLESCENCIA PLANEJADA

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

                [pic 1]

OBSOLESCENCIA PLANEJADA

Obsolescência planejada é diminuir a vida útil de um produto para, assim, aumentar o consumo de produtos com versões mais recentes.

A obsolescência planejada acontece para aumentar o lucro do estado capitalista, ou seja, uma arma estratégica do capitalismo, quando um produto dá falha em uma determinada peça sai mais em conta comprar outro do que levar em um técnico para concertar o produto, assim, o consumidor compra uma versão mais recente dando lucro para os fabricantes. E assim surge a pergunta: para onde vai todo o produto que não tem mais vida útil? Todos os consumidores caem na obsolescência planejada, e muitos não percebem isso, só preferem ter uma versão mais recente do produto.

Com os fabricantes vendendo mais, o estado também lucra com isso, o consumidor paga o produto e usufrui até a vida útil dele acabar. O produto sem vida útil acaba sendo descartado, ou seja, vai para o lixo, até leva-los para um aterro sanitário ou lixão. O descarte inadequado desses produtos tecnológico acaba com a natureza, pois não se decompõem facilmente, com um tempo indeterminado para sua decomposição. O acumulo dos produtos tecnológicos descartados não são prejudiciais somente a natureza, mas para nós seres humanos também; como o bromo, bário, chumbo e cobre, que são uns dos principais metais e substancias contidas nos equipamentos tecnológicos que são prejudiciais à saúde humana, podem trazer diversas doenças, como: cânceres, deformações genéticas, doenças cardíacas, doenças pulmonares, cirroses e doenças do sistema nervoso central.

A sociedade consumista já caiu nas estratégias do mundo capitalista, uma armadilha silenciosa da obsolescência planejada, que visa somente o crescimento econômico. Se uma lâmpada, por exemplo, durar 10 anos, os consumidores só irão comprar a lâmpada (ou qualquer outro produto) de 10 em 10 anos, e isso é péssimo para o capitalismo e muito mais para o estado e a economia. Para mover a economia e o capitalismo precisamos consumir o tempo todo, e desejar novos produtos que são lançados pelas fabricas com uma versão mais atualizada do produto. A obsolescência planejada será eterna, as empresas publicitarias faz com que isso se perpetue, pois, junto com o capitalismo e com a obsolescência o consumidor tem o desejo de ter produtos com versões mais recentes, para substituir aqueles que já tem, seja por falha do produto (vítima da obsolescência), ou por querer um produto mais contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com