TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Secreta da Obsolescência Planejada

Por:   •  10/7/2017  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

A História Secreta da Obsolescência Planejada

O documentário mostra a funcionalidade do sistema de compras no qual vivemos com o background de um homem cuja impressora deu defeito em certo dia qualquer, defeito esse sem motivos aparentes, tão qualquer quanto o dia. A narradora conta-nos que as lâmpadas sofrem esse efeito há décadas, no inicio, como a maioria dos produtos, eram feitas e estudadas para durar o maior tempo possível, mas com a chegada (criação) do seu cartel foram emitidas ordens para que sua duração fosse limitada com um tempo reduzido de 1000 horas.

O pretexto para a redução e limitação da durabilidade dos produtos era de que isso fosse fundamental para o aquecimento da economia, essa obsolescência programada manteria os trabalhadores em seus empregos e garantiria os lucros das empresas, evitando assim uma crise econômica, mas, como o documentário mostra, não era o que acontecia em outros sistemas como a economia comunista da antiga Alemanha Oriental, onde frigoríficos e lavadeiras deveriam durar 25 anos. Isso acabou com a queda do muro de Berlim.

A maneira como se faz mudou, hoje não se utiliza diretamente as regras de tempo útil dos equipamentos (pelo menos na maioria das vezes), mas abusam dos fetiches para criar uma mentalidade de consumo na população, o marketing dita hoje o que precisamos, o que vamos e o que devemos usar para saciarmos os nossos desejos.

O que essas pessoas e empresas não contam, ou contam mas se utilizam da má fé, é que o planeta em que vivemos é limitado, e seus recursos ainda mais, fazendo com que esse tipo de sistema tenda a falir com a humanidade. Os produtos obviamente serão descartados em algum lugar, sobrando assim para os países mais pobres pagar mais depressa por esses atos, mais depressa porque um dia, sem sombra de duvidas, todos os outros pagarão enquanto continuar com essa forma de desperdício de recursos. A tecnologia cada ano evolui progressivamente e com ela teoricamente deveria também evoluir o nosso bem estar, mas como eles precisam que necessitemos sistematicamente nos realizar consumindo mais e mais não é isso o que acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com