TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História secreta de obsolescência planejada

Por:   •  11/3/2018  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

A história secreta da obsolescência Planejada

Quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.

O exemplo mais citado foi um cartel organizado por grandes empresas que produziam lâmpadas. Eles se organizaram para reduzirem o tempo de vida útil de uma lâmpada a fim de aumentarem as vendas dos produtos. Sabe-se que a primeira lâmpada durou cerca de 1500 horas no início do século XX, as lâmpadas tinham uma vida útil média de 2500 horas. Entretanto, após grande depressão e a formação do carte, o tempo de vida útil foi reduzido de repente para 1000 horas.

Essa redução do tempo de vida útil das lâmpadas se deu porque os fabricantes acharam que ela deveria “morrer” mais rápido para que a necessidade de consumo aumentasse, assim aumentaria a produção e a movimentação das empresas.

Temos também os exemplos sobre:

Impressoras; produzidas com tempo de vida pré-determinado as mesmas são programadas para imprimirem uma determinada quantidade de folhas e quando alcançam essa quantidade determinada param de imprimir e o consumidor é obrigado a levar para a assistência técnica, sendo na maioria das vezes indicado a compra de uma nova porque sai mais barata do que a mão de obra.

Meias-calças; produzidas com fios de alta qualidade e grande durabilidade foi substituída por por matérias primas de baixa qualidade diminuindo seu tempo de vida e levando o consumidor a comprar novos produtos.

Além de levar toda a população a um ciclo vicioso do consumismo, essa prática estendeu-se a todos os produtos, com grande diversidade de produtos.

Há uma grande influência de marketing  em cima dos novos produtos que o mercado oferece, levando as pessoas a trocarem o que tem mesmo quando ainda funciona bem. Esse consumismo desenfreado leva-nos a uma preocupação grande, pois a cada novo lançamento utiliza-se mais recursos naturais como água, minérios e árvores.

Ainda temos outro agravante, onde esses materiais descartados vão parar? Eles vâo para os grandes lixões onde pessoas desempregadas em busca de algo que possam reutilizar e até mesmo encontrar algo que lhes possa trazer lucro, metais como ouro, prata, cobre e palácio que compõem eletrônicos descartados incorretamente.

O vídeo me fez pensar ainda mais se realmente preciso de um novo eletrônico quando o meu funciona bem e sabendo que o destino do que irei descartar pode prejudicar a saúde de outras pessoas e principalmente o solo. A forma incorreta desse materiais pode causar danos irreversíveis ao solo e meio ambiente.

Os hábitos de consumo são preocupantes, vivemos em um mundo totalmente capitalista onde a competição é muito grande e a lei da oferta é cada vez maior e esse ciclo vicioso onde as pessoas só pensam em ter, em consumir cada vez mais mesmo quando não há necessidade.

Sou a favor do desenvolvimento tecnológico mas contra a obsolescência programada. Penso que mais do que adquirir um produto porque o atual quebrou o melhor seria adquirir um novo por possuir novas funcionalidades e recursos melhorados. Acho a ideia de pesquisa dos compostos biodegradáveis muito boa porém a reciclagem e o uso dos compostos de produtos descartados para criar novos compostos para novas tecnologias mais interessante e promissor. Criar uma nova indústria que explore os produtos descartados em busca de reaproveitar o material usado e criar novos materiais ainda não existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com