TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obsolescência Programada

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Unisuam

Prof:  Augusto Dias

Nome: Marianna Louise da Silva Ribeiro

A obsolência programada.

     O documentário mostra ao público como a nossa sociedade é movida a comprar, jogar fora,comprar. A obsolência programada é o que move a nossa sociedade de consumo. No objetivo de vender mais os fabricantes começaram a reduzir a vida útil de seus produtos, fazendo com que assim nascesse esse ciclo vicioso em que a sociedade consumista se encontra. Surpeendentemente o documentário começa falando sobre o primeiro cartel do mundo (1924), que visava ter o controle sobre a fabricação de lâmpadas. O objetivo do cartel era diminuir a vida útil das lâmpadas para que obrigatoriamenteas pessoas não parassem de compra-las. Ao longo do documentário, surgem alguns exemplos de obsolência programada.Um dos exemplos foi o do ipod que assim que lançado sua bateria foi programada para durar apenas 18 meses, fazendo com que o consumidor se sentisse coagido a comprar um novo após o fim da vida útil da bateria.

    A partir de 1950 o consumo no EUA ganha uma nova perspectiva, onde o que você compra não é mais só por necessidade mas sim por desejo. Neste momento o marketing ganha o seu lugar no mercado, porque através dele os consumidores começaram a desenvolver a necessidade de ter um novo objeto por diversos motivos, designer, propaganda etc.. e não necessariamente porque o antigo havia danificado. A partir deste momento surge a base da nossa sociedade de consumo, o desejo e não a necessidade. Esse pensamento trouxe uma elevação para economia, porém jamais poderia defender a ideia de ser um consumo sustentável já que toda a matéria utilizada no nosso planeta é limitada. A publicidade é o instrumento central da sociedade de consumo a estratégia publicitária mantém o consumidor preso nessa ideia de consumir por desejo e não por necessidade. Objetos como celulares, computadores, televisões hoje em dia são substituídos pelo simples fato de ser uma versão ultrapassada e não porque necessariamente parou de funcionar. Para que a sociedade de consumo funcione o tempo todo, precisamos desejar novos produtos. Desenvolvemos essa ideia de necessidade criada pelo marketing   e assim consumimos produtos desnecessariamente.

     Planejar a morte de um produto antes mesmo da ação natural e do tempo de uso, é a obsolência planejada. É a estratégia de definir uma data de morte do produto antes mesmo do inicio de sua utilização. A obsolência planejada foi e ainda é utilizada em diversos setores industriais, ao longo do documentário surgem alguns exemplos de obsolência programada em diversas áreas. O consumo é a força que move uma sociedade que compra sem nenhum tipo de controle. Sempre que a economia sofre algum tipo de queda, os governantes de alguma forma incentivam o consumo para que ocorra a correção da mesma. Ao longo do documentário são apresentados teóricos que demonstram que as pessoas não estão consumindo mas apenas comprando. Podemos dizer que há três tipos de obsolência: por função, por qualidade, e desejo. Na obsolência por função, o produto é considerado desnecessário quando um novo produto executa a função com novos recursos. No caso de obsolência por qualidade, o produto quebra ou perde a sua eficiência em um curto prazo. Obsolência por desejabilidade, um produto que ainda está em perfeito estado, torna-se descartável em nossa mente porque idealizamos que uma nova versão recém lançada no mercado é melhor do que a versão antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com