TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Outsourcing

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Outsourcing – sua tradução “out” fora e “source” ou “sourcing” = fonte, ou seja, está relacionado com a utilização de fontes externas estratégicas de mão-de-obra de uma empresa, Quando se fala de Outsourcing basicamente está se falado de “terceirização”.

Essa idéia está relacionada com o conceito de subcontratação de serviços, que contrata serviços de outra empresa para realização de tarefas em alguma parte do processo de produção, mas nunca no procedimento que chega ao produto final.

Em uma prefeitura, por exemplo, há vários meios de terceirização, como na divisão tecnológica, contratando uma empresa para esse meio, mas mantém a sua mão de obra no processo do produto. O outsourcing é aplicado com freqüência em contabilidade, consultorias econômica e financeira, formação de profissionais, serviços de limpeza, publicidade, entre outros.

Vantagens do Outsourcing

A terceirização visa reduzir gastos com a determinada atividade, pois receberão salários mais baixos que o profissional da empresa e aproveita o conhecimento especializado que a empresa terceirizada proporciona em determinados sérvios. É importante também para agilizar processos de produção, permitindo que a gestão foque em serviços principais de seu negócio, assim aumentando a qualidade e lucratividade de seus serviços.

Desvantagens

Alguns dos problemas enfrentados são a falta de comprometimento das empresas terceirizadas, não cumprindo os objetivos estabelecidos, prazos de entrega e a qualidade do produto ou serviço. A perda de controle dos gestores também PE outro problema, pois reduz a segurança das atividades internas.

Outro fator é a com a corrupção, onde agem de forma a supervalorizar serviços e produtos, ocorrendo nos desvios de dinheiro e propina, isso acontece com frequência em serviços públicos, como se percebe nos dias atuais.

Por esses motivos é de extrema importância que a empresa pesquise e analise a fundo antes de contratar serviços terceirizados, evitando que esses problemas possam ocorrer causando perdas futuras.

A automobilística FIAT utiliza o método de Outsourcing há algum tempo e vem obtendo resultados relevantes. A FIAT necessitava de mais flexibilidade, eficiência e melhores tempos de respostas em sua infraestrutura, com isso precisava de uma empresa que gerenciasse toda a sua infraestrutura de TI, fazendo o controle de fluxo de dados para manter sua competitividade no mercado.

Assim a empresa BT (especialista em gerenciamento de redes, rede MPLS global, BT MobileXpress, BT Global Inbound servisse e BT conferencing) veio com a proposta de realizar todo o gerenciamento através da plataforma MPLS, que substituiu sete redes independentes operadas por empresas FIAT. Assim a BT consegue com sucesso atender às necessidades de FIAT em todo o território italiano, proporcionando mais de 500 localidades em mais de 40 países.

O grupo FIAT conseguiu obter uma redução de custos e aprimorou os serviços aos seus clientes, contribuindo para uma maior consolidação na empresa.

Considerações finais

A globalização é um fator que está em constante evolução, com ela foi possível que o mundo ficasse menos distante em questão de espaço e tempo, graças aos avanços tecnológicos no meio da comunicação, informação e transporte, fazendo com que culturas se misturassem, dando forma a um novo mundo, onde as pessoas estão mais conectadas. Com ela também trouxe desvantagens, a principal dela foi a desigualdade, no fluxo de informações e economia, outra desvantagem foi no meio ambiente, onde o consumismo tomou conta, e os recursos naturais foram explorados de forma absurda, acelerando o processo de poluição do ar, das águas e meios produtivos, como o solo, assim como o surgimento do aquecimento global e a devastação de florestas. Nas empresas há continuas mudanças para se adaptarem a globalização, necessitando de profissionais qualificados para acompanhar tais mudanças exigidas, onde o profissional que não busca qualificação não consegue ingressar em consideradas melhores áreas do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com