TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLITICA BRASILEIRA ATUAL

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

POLITICA BRASILEIRA ATUAL

como falamos de Brasil Atual, freqüentemente nos referimos a assunto que falam autoridade aos últimos trinta anos de nossa história, isto é, desde o fim dos Governo Militares até os dias de hoje. avisar do processo astuto e poder escolher seus representantes é um direito de todo cidadão brasileiro. O rico se esquece que pessoas não são burras, muito menos as má intencionadas: elas sempre arranjam um meio de entrar, afinal nenhum sistema é perfeito. Isto sem falar que, se não impetrar entrar não há problemas, basta abordá-lo do lado de fora da casa e roubá-lo, ou mesmo sequestrá-lo. 

O exclusivo movimento verdadeiramente importante no Brasil, que teve mobilização popular, foi a Diretas Já. Ainda assim, uma vez que a lei da diretas já foi vetada, todo mundo voltou pra casa e continuou sua vida. Movimento pelas Diretas Já é um dos primitivo e mais expressivo. Com a abertura política articulada entre civis e militares, entre os anos de 1979 e 1985, a população vislumbrou a possibilidade de voltar a exercer o direito ao voto direto na eleição de seus representantes.

 O processo de elaboração da carta constitucional foi encabeçado por Ulisses Guimarães, um dos líderes do novo partido herdeiro do MDB, o PMDB. A versão oficial da Constituição ficou pronta em 1988. Nela havia o restabelecimento da ordem civil democrática e das liberdades individuais, bem como a garantia das eleições diretas.

fundamentado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a grande maioria da população vota em seu concorrente sem a mínima noção de qual funciona o sistema político em questão.

No que diz respeito à corrupção, temos aposto anualmente, desde 2008, pesquisas de opinião sobre o problema, tentando determinar medida de extenso prazo e comparativo sobre o fenômeno, alguma coisa que inexiste hoje no país.Ao longo destas análise, três decorrência importantes foram revelados: o primeiro deles é que a população brasileira na sua irrefutável maioria (73%) acha a corrupção um acontecimento grave ou muito grave O CRIP almeja tratar acadêmico e politicamente dos acontecimento da corrupção e da organização da Justiça no Brasil.a crise brasileira é  estrutural e está vinculada a nossa condição de país dependente e, por consequência, subdesenvolvido.

O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e efêmero; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, bem como ambos as desempenho de Chefe de Governo e administradores de Estado são exercidos pelo presidente. 

O Executivo possui a cargo de fazer as leis funcionarem. O presidente pode consagrar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medida provisórias, etc. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as alvitrar do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é combinado por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto de lei deve basicamente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. O mesmo é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (278.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com