TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre as ideias de Rousseau e a atual Política Brasileira

Por:   •  20/11/2017  •  Dissertação  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

Relação entre as ideias de Rousseau e a atual Política Brasileira.

Rousseau mostra que a soberania é do povo, ou seja, que as vontades e interesses vêm da população, e quem é encarregado de executa-las é o soberano que foi eleito o representante direto do povo. Se o soberano não atender a “vontade geral” ou se tornar corruptível pode ser retirado do cargo que ocupa. Mas para que esses processos ocorram os cidadãos devem participar da política.

Relacionando as ideias de Rousseau que foram citadas acima com a atual política brasileira podemos observar que nos últimos trinta anos o povo brasileiro vem participando mais ativamente das questões políticas. O país passou por uma ditadura militar por mais de vinte anos, onde o povo perdera sua liberdade sendo oprimido, quem tomava os rumos do país eram os militares. Tudo mudou com os movimentos e protestos para eleições diretas, onde a democracia mais uma vez se estabelecia e o povo pode novamente escolher seu representante. Nos governos que se passaram até o período atual podemos destacar dois períodos, o primeiro foi o impeachment do presidente Fernando Collor, onde foram descobertos esquemas de corrupção. Com as várias denúncias na comissão parlamentar de inquérito, o povo foi às ruas pedindo o afastamento do presidente, estes protestos foram marcados pelo movimento dos caras pintadas que pintavam seus rostos nas cores verde e amarelo com as frases “Fora Collor” e “Impeachment Já”. Após a pressão popular e abertura de processo Collor acabou por renunciar.

O segundo período que podemos destacar é o impedimento da Presidente Dilma Rousseff, com a crise econômica, desemprego, diversos escândalos de corrupção, baixíssimo nível de aprovação do governo e crimes de responsabilidade fiscal a presidente foi afastada através do processo de impeachment. O que podemos observar neste segundo período foi a velocidade com que as opiniões da população e notícias se alastravam através das mídias sociais. No passado as opiniões eram formadas só pelo que era visto na televisão, rádios e jornais e mesmo assim essas opiniões ficavam guardadas no pensamento de cada um, atualmente com o advento da internet e das mídias sócias, a população está participando mais ativamente e mostrando suas opiniões, organizando protestos, mostrando a realidade dos fatos fora da mídia tradicional, cobrando e pressionando os responsáveis pelas questões políticas.

O cidadão brasileiro se tornando mais participativo e questionador sobre as questões políticas se torna soberano e por consequência livre, assim como as ideias de Rousseau.

                                                                Gilcemar Tellier da Cruz Berçôt

                                                                Rio Grande, novembro de 2017

     

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com