TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Riqueza e Mercantilismo

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Souza1 (2012, p. 1) explica que: A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, “A Riqueza das Nações”, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francês Turgot (1727- 1781) [...]. Com o Mercantilismo (1450-1750), as ideias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples

Após a leitura dessa afirmativa de Souza (2012), explique o significado de riqueza para os mercantilistas. Enfoque os principais aspectos do mercantilismo, realizando uma avaliação dele. Justifique sua resposta

A riqueza para os mercantilistas, era baseada no metalismo, onde a riqueza se formava através da acumulação de ouro e prata. Para poder acumular e gerar mais riquezas de ouro e prata, os mercantilistas partilhavam de uma economia focada na máxima exportação, e com restrições impostas para a importação, acreditavam que um país só seria rico se possuíssem o maior número de riquezas através de ouro e prata.

O estado podia intervir na forma em que as colônias, ou metrópoles estavam produzindo, interferia no que produzir, e o que importar, e na forma de como produzir, acreditavam que o acumulo de metais geraria uma nação rica, mais no final gerou uma inflação, pois nem tudo se produziam pois não possuíam todas as matérias-primas para os produtos manufaturados.

Mercantilismo foi marcado por vários aspectos entre eles:

- Balança comercial favorável: onde o principal desempenho era exportar mais do que importar.

- Incentivo a manufatura: onde incentivavam a produção de seus próprios produtos, já que o produto manufaturado era mais caro que a matéria-prima, e poderiam exportar eles.

- Protecionismo: onde o estado intervia com taxas e impostos, em cima de produtos importados, para proteger sua própria economia.

- Metalismo: acumulo de metais preciosos (ouro e prata)

- Pacto colonial: as colônias poderiam somente negociar suas compras e vendas com a metrópole, onde vendiam produtos brutos a baixo preço, e compravam manufaturados da metrópole com preços altíssimos.

- Intervencionismo: onde o estado intervia na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com