TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Riqueza x Pobreza

Por:   •  16/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com PASSOS & NOGAMI (2016, p. 4), a escassez não é sinônimo de pobreza: é preciso não confundir escassez com pobreza... Assim, o fenômeno da escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre.

Com base nessa afirmação, leia as seguintes páginas do livro: 4, 5, 10 até a página 15.

E, depois, apresente a resolução para as seguintes questões:

1) Qual é a diferença entre escassez e pobreza?

Segundo os autores, a POBREZA significa ter poucos bens. Ao passo que a ESCASSEZ é o desejo humano que é ilimitado e infinito, maior do que bens e recursos para satisfazê-los pois estes são limitados e finitos.

2) Quais são os recursos produtivos de um país?

TERRA (terras agricultáveis, recursos naturais, matérias-primas, espaço fisico)

TRABALHO (mão de obra, tempo)

CAPITAL (máquinas, fábricas, capital humano)

3) Com base no entendimento dos recursos produtivos, opinar e argumentar qual recurso produtivo é abundante no Brasil. E nos Estados Unidos? Justifique sua resposta.

Acredito que tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos um dos maiores recursos produtivos e que tornam esses 2 países potenciais mundiais são os recursos naturais (TERRA): terras agricultáveis, fontes minerais, recursos hídricos e etc. Os Estados Unidos na minha opinião se destacam ainda mais que o Brasil por investirem na educação e formação da força de trabalho do país, o que resulta em altos níveis de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos naturais que são abundantes como no Brasil. Outro fator que também se observa de diferente nas duas economias é o fato do Brasil ter a sua economia concentrada no Estado, um estudo de 2018 apontou o Brasil como o segundo país mais fechado do mundo para o comércio internacional, o que repercute no seu desempenho ante aos Estados Unidos que também conta com uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida.

4) Apesar de os Estados Unidos serem uma nação desenvolvida (rica), os recursos são limitados. Com base na definição de economia: dê um argumento para justificar a diferença de desenvolvimento entre Brasil e Estados Unidos.

O desenvolvimento nos Estados Unidos é muito mais acelerado do que no Brasil, acredito que em parte por sua formação como país, que foi criado para ser o Lar dos imigrantes que chegaram desolados para criar uma nova terra, ao passo que o Brasil serviu por muito tempo como colônia de Portugal para retirada de recursos. Essa mentalidade primitiva infelizmente ainda está enraizada na mentalidade da sociedade brasileira, já os Estados Unidos, utiliza seus recursos naturais de uma forma mais exploratória e de buscar mercados externos, mas também infelizmente por ter essa mentalidade de crescimento tão enraizada acaba fomentando o consumismo exagerado, e cria uma economia cada vez mais doente e desigual para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com