TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Economia Internacional

Por:   •  8/2/2017  •  Abstract  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Relações Internacionais – FFC/Marília

Macroeconomia

2º Semestre/2011

Segunda Lista de Questões

Bloco 1 – Teorias de Comércio Internacional

  1. Qual foi a crítica de Adam Smith aos Mercantilistas? Explique o conceito de vantagens absolutas. Qual a condição para que haja comércio entre duas nações segundo os argumentos das vantagens absolutas?
  2. Qual foi a crítica de David Ricardo ao conceito de vantagens absolutas de Adam Smith? Explique o conceito de vantagens comparativas. Em que circunstância um país tem vantagem comparativa na produção de uma mercadoria? Qual o origem das vantagens comparativas no modelo ricardiano?
  3. Explique a teoria dos valores internacionais de John Stuart Mill. À luz dessa teoria comente de que forma os ganhos de comércio, previstos pela teoria das vantagens comparativas de Ricardo, podem se distribuir de forma desigual em os participantes do comércio internacional.
  4. Discuta o teorema de Heckscher-Olhin, destacando em particular os seguintes pontos: qual a explicação para as vantagens comparativas oferecida pela teoria de Heckscher-Ohlin? Compare o argumento de Eli Heckscher e Bertil Ohlin para a existência das vantagens comparativas com o argumento de David Ricardo.
  5. Qual a importância da existência de economias de escala na determinação da estrutura de comércio de um país? Demonstre por que a abertura ao comércio internacional na presença de economias de escala pode resultar, ao contrário do prevêem as teorias tradicionais, em perdas, ao invés de ganhos de comércio para o país.

Bloco 2 – Teoria da Proteção

  1. Discuta os efeitos da aplicação de uma tarifa de importação sobre o nível global de bem estar da sociedade. Em que circunstâncias a imposição de uma tarifa de importação pode se justificar em termos de eficiência econômica? Quais são os conceitos relevantes de eficiência que justificam a imposição de tarifas visando proteger a indústria local?
  2. Discuta a diferença entre tarifas e subsídios do ponto de vista dos ganhos e perdas do consumidor, do produtor e do governo. Comparando uma tarifa de importação e um subsídio à produção, qual das duas formas provoca mais distorções do ponto de vista do excedente do consumidor?
  3. Enumere os principais argumentos utilizados para justificar o protecionismo e comente brevemente cada um deles.

Bloco 3 – Sistema Internacional de Comércio

  1. Descreva e comente o processo de criação do GATT, em 1947, seus princípios constitutivos (nação mais favorecida e tratamento nacional) e seu histórico de atuação até o início da Rodada Uruguai, em 1986.
  2. Descreva e comente os principais acordos resultantes da Rodada Uruguai (criação da OMC, TRIPs, TRIMs, GATS, Acordo sobre Agricultura) e faça uma avaliação crítica desses acordos para os países em desenvolvimento, especialmente para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com