TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIÃO PIONEIRA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

UNIÃO PIONEIRA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL

UPIS

Gabrielly da Silva Santos

Joyce Idalina dos Santos Forechi

Sabrina Araújo de Matos

Crise Financeira de 2008

Brasília

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ANTESCEDENTES DOS FATOS QUE CULMINARAM NA CRISE DE 2007/2008

2.2 A CRISE DO SUBPRIME DE FATO

2.3 COMO OS ESTADOS UNIDOS SE COMPORTOU EM MEIO A CRISE

3.   CONCLUSÃO

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como fim esclarecer como se deu a crise do Subprime nos Estados Unidos no ano de 2007/2008. Ademais, expor a cronologia dos fatos que desencadearam tal acontecimento e o resultado gerado no país na época e após a crise imobiliária.

O exposto é divido em três partes (2.1) Antecedentes dos fatos que culminaram na crise de 2007/2008; (2.2) A crise do Subprime de fato e (2.3) Como os Estados Unidos se comportou em meio à crise.

  1. A bolha imobiliária de 2007/2008
  1. Antecedentes dos fatos que culminaram na crise de 2007/2008

Após o CRASH da bolsa de Nova York em 1929, que gerou a chamada “Grande Depresão”. Fez-se necessário organizar um processo de regulamentação no sistema financeiro.

Em 1933 foi aprovada a lei glass-steagall (GSA) pelo presidente Franklin Roosevelt, como uma das políticas do “New Deal”. Essa lei tinha os seguintes objetivos: Uso mais seguro dos ativos dos Bancos; Evitar desvio de recursos com especulações; Divisão dos bancos comerciais com bancos de investimentos; criação da FDIC (agentes que garante os depósitos bancários); e FOMC (formulas politicas monetárias); e impor regulamento Q. (não pagava juros de conta-corrente \ e limitava os juros que poderia ser pago)

Em 1934 criou-se a SEC para proteger o mercado de títulos, onde foi estabelecido regras para os bancos de investimentos e regulou bancos comerciais.

Em 1944 acontece o acordo de Bretton Woods destinado a gerenciar a economia internacional, com regras para as relações comerciais e financeiras. Após definidos os procedimentos para regular a politica econômica internacional cria-se o BIRD (Empresta para países em desenvolvimento) e o FMI (Empresta para países com necessidades). Também definiu o dollár como moeda base da economia. O valor do dólar era medido com paridade no ouro, só podia emitir de acordo com a quantidade de ouro que se tinha.

Isso tudo se desenvolveu muito bem durante as seguintes décadas. Porém...

Na década de 70 com a introdução das politicas neoliberais foram enfraquecidos os regulamentos da lei (GSA). O escritório controlador da moeda (regula/supervisiona os bancos mundiais) e FDIC permitiu que os bancos segurados por ele filiassem com empresas de valores imobiliários e autorizassem a negociação de títulos com outros.

Ainda na década de 70 tiveram sucessivos distúrbios, a exemplo da acelerada inflação nos EUA; Colapso do sistema de taxa de câmbio fixo de Bretton Woods em 1971/1973; As crises do petróleo 1973/1979; e adoção de politica monetária contracionistas; Liberdade de capitais; mundo globalizado; Inovações financeiras.

O governo norte-americado precisava de autorização do regulador para serem testados.

A partir dai teve inicio o processo de desregulamentação do sistema financeiro na década de 80. É publicado a “lei de desregulamentação e controle monetário das instituições depositarias” pelo presidente Jimmy Carter em 1980. Os bancos passavam a obdecer o FED e, foi permitida a fundição dos bancos; e também proibiu o regulamento Q        , com variações nos juros.

Com adventos da politica neoliberal nos anos 80 os EUA enfrenta  a crise de poupança e empréstimos isso faz com que os juros se elevassem. Ademais nessa época as pessoas moviam o dinheiro da poupança para fundos de mercado monetário para fugir da regra Q. Entretanto para recuperar depositantes as agências investiu em créditos mais arriscados apoiados pelo FDIC, culminando na crise.

A reação foi promulgar o Plano de Reforma e Execução das Instituições Financeiras- FIRREA 1989. Essa lei estabeleceu a RTC – resolution trus corporation (empresa de gestão de ativos) para que fechassem coletoras insolventes e forneceu fundos para pagar seguros depositantes. Foram abolidos alguns órgãos de popança/empréstimo, exemplo: FSLIC (adm os seguros para instituições); S&L (aceitava depósitos e fazia empréstimos hipotecários). E criou-se outros como  OTS (escritório de supervisão econômica)  para supervisionar/regular bancos de poupanças/empretimos e outras. Essa lei também deu para Freddie Mac e Faddie Mae a responsabilidade de apoiar hipotecas para famílias de baixa renda.

Em 1982 opresidente Ronald Reagan adota a politica econômica “REAGONOMICS”. Com os seguintes objetivos: redução de gastos; menos impostos; menos regulação econômica; oferta de moeda. Obteve sucesso nas alíquotas baixas, porém gastos e déficit subiram, também gerou disparidade entre ricos e pobres.  

Em 1988 acontece o acordo de basileia que tinha objetivo maior segurança e solidez do sistema bancário mundial. Avaliando riscos (tomadores); Mantendo capital mínimo em caixa 8%.

Em 1992 o presidente George Bush assinou a lei de habitação e desenvolvimento comunitário. Onde aumentou a autoridade orçamentaria para habitações de baixa renda, e subsidiou aluguem para mesma classe.

Começam a ficar evidente a bolha imobiliária, preços sobem junto com as demandas, e se tem muito dinheiro jogado na economia sem uma devida produção.

Em 1999 o então presidente Bill Clinton revogou a GSA com estabeleciomento do Acto Gramm-Leach Billey (modernização do sistema financeiro) permitindo a filiação entre os bancos e outras negociações. Além disso amplia o acesso a casa própria para os Subprimes por meio do Fannie Mae em 2002. Introduz 2,4 bilhões em incentivos fiscais para pessoas de baixa renda. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com