TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação do processo de terceirização

Pesquisas Acadêmicas: A aplicação do processo de terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

Terceirização

Podemos dizer que as empresas hoje em dia estão muito preocupadas em terceirização uma palavra muito pronunciada nas organições, a terceirização é contratada para efetuar um serviço que pode ser feito pela empresa mesmo vamos dizer uma entidade externa, porém, sendo contratada o custo é bem mais baixo.

A terceirização surgiu nos EUA, segundo alguns autores as tarefas são designadas a terceirização para ajudar e desempenhar melhor cada tarefa por exemplo uma fábrica de móveis precisa ser limpa todos os dias então, necessita de uma empresa externa para limpar porque cada pessoa tem já sua expectiva tarefa, não tem como abandonar uma produção por exemplo para limpar a empresa.

O regulamento é pelo Código Civil Brasileiro e não pela (CLT) Consolidação das Leis do Trabalho, porque não é só uma contratação de mão de obra, isso é importante para não expor a empresa ao risco de vínculo empregatício desnecessário.

A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio, por exemplo, as seguintes atividades: serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção, frota de veículos, transporte de funcionários, serviços de mensageiros, dentre outros.

Pode-se considerar como característica da tipologia do processo de terceirização: autônomos, empresa ou cooperativa. Na terceirização feita para autônomos, determinada atividade passa a ser confiada a pessoas físicas. Quando a terceirização for confiada a uma empresa, contrata-se uma personalidade jurídica que reúne força de trabalho (mão de obra), recursos materiais e meios materiais (equipamentos, dispositivos) para fornecer insumos tangíveis e intangíveis (produtos materiais e serviços). Finalmente, a contratação de uma cooperativa prevê a contratação de uma organização mútua de livre ingresso, na qual os fundos investidos, normalmente, recebem tão somente pelo capital (juros), sendo os lucros obtidos, além dos custos com juros referidos, distribuídos aos cooperados, proporcionalmente às respectivas operações.

Conclui-se que o processo de terceirização é uma técnica administrativa que possibilita o estabelecimento de um processo gerenciado de transferência, a terceiros, das atividades acessórias e de apoio ao escopo das empresas que é a sua atividade-fim, permitindo a estas concentrarem-se no seu negócio, ou seja, no objetivo final.

E se dá através da transferência de atividades para fornecedores especializados, detentores de tecnologia própria e moderna, que tenham esta atividade terceirizada como sua atividade-fim, liberando a tomadora para concentrar seus esforços gerenciais em seu negócio principal, preservando e evoluindo em qualidade e produtividade, reduzindo custos e ganhando competitividade.

Quarteirização

Existe também a quarteirização que vem sendo utilizada para um processo que atribui a uma outra empresa, a princípio é um complemento da terceirização, porém precisa ser mais complexo, existem também dois problemas uma é que a empresa precisa ser bem definida para gerenciar esses contratos, e o outro é que os clientes não são especialistas naquilo que produzem.

Notamos também que eliminam desperdícios, simplifica fluxos, elas exigem respeito aos padrões culturais das empresas tomadoras dos serviços, assim, a quarteirização é uma consequência da terceirização, faz com que a contratante tenha uma outra empresa com competência suficiente para exercer o controle necessário.

Outra visão é uma empresa terceirizada contrata a quarteirização para execução final da tarefa já assumida pelo terceiro.

CARACTERÍSTICAS DA TERCEIRIZAÇÃO

Favorecendo um crescente número de pessoas empregadas, a terceirização abrange mais que nova relação trabalhista, cuida também de promover à empresa contratante mobilidade e eficiência quanto aos serviços prestados.

Cada vez mais as empresas estão preocupadas com o fator satisfação de seus clientes, e isso a terceirização proporciona, em forma de parcerias especializadas, se anteriormente, quando do surgimento da terceirização no Brasil suas características básicas eram, conforme a contratação de serviços de terceiros, a busca da redução de custos de mão de obra, hoje, suas características estão voltadas para a satisfação dos seus clientes, de seus fornecedores, da sociedade em geral, essa peculiaridades estão na forma como o gestor aplica a terceirização, visando não somente lucros, mas também soluções inteligentes para a empresa e para os empregados.

Outra particularidade da terceirização, além da parceria já citada, que vem chamando atenção é a da não relação empregatícia, mas esse fator deve-se à estrutura econômica que não suportava tamanhos encargos sociais advindos da relação trabalhista.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

Inúmeras vantagens vêm sendo associadas às empresas devido a adoção de terceirazação, tais como: o acesso a novos recursos tecnológicos e inovações, previsibilidade dos gastos e redução destes com encargos trabalhistas, recrutamento, seleção e treinamento de pessoas e imediata reposição de trabalho não adaptado, sem custo adicional, prazos e acesso pessoal qualificado, logo é bom dizer que os benefíciosna tercerização para as empresas de forma geral vão além de valores econômicos, qualificando também os serviços, levando os funcionários da empresa dedicar-se com mais ênfase às atividades fim, eliminando a ociosidade e aumentando a produção. No entanto para manter essas vantagens é preciso se estabelecer uma verdadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com