TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crise de 1929: consequências no Brasil

Projeto de pesquisa: A crise de 1929: consequências no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 4

A crise de 1929: Efeitos no Brasil

Introdução

No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades:

- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego. No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. -- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

A crise

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi à maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.

Efeitos no Brasil

Na época da crise mundial de 1929, o Brasil tinha como fonte de economia o cultivo de café. Com o fim da Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos era o país financeiramente melhor, estava no seu auge. A economia capitalista (dos EUA) estava crescendo cada vez mais e a produções norte-americanas também estavam em alta. No Brasil, os EUA compravam quase toda a produção de café. E com a crise os EUA pararam de importar o café. E assim, o Brasil e a América Latina acabaram sofrendo com baixa na economia. A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com